Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18289
Resumo: Com este artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pequena investigação sobre as características de planificações elaboradas por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem um mestrado profissionalizante em instituições de Ensino Superior portuguesas. Assumindo que o ato de planificar é um processo em muito associado ao desenvolvimento profissional docente e que evidencia, de modo implícito, as conceções pedagógicas dos profissionais, o estudo de tais planificações tem como propósito notar a aproximação de docentes ainda em formação a um perfil tradicional/clássico ou, num outro sentido, a um perfil inovador/prático. A proposta de caracterização dos perfis apontados assenta em quatro dimensões distintas, mas complementares, que podem figurar numa planificação: influência normativa do currículo, processo de ensino/papel do professor, processo de aprendizagem/papel do aluno, avaliação. A partir de uma análise de cariz predominantemente qualitativo, pela descrição e interpretação do conteúdo de 30 planificações de curta duração, constata-se que a maioria daqueles futuros professores, autores desses documentos, tendem a assumir, de forma explícita ou implícita, um perfil (tradicional) marcado pela valorização da ação do professor em detrimento do aluno, pela opção por uma segmentação curricular, bem como por dinâmicas pedagógicas de carácter reprodutivo e sem uma real preocupação com os elementos de avaliação.
id RCAP_e52d7919871ce0458e26d27989e54ae6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoFormação de professoresIdentidade DocentePlanificaçãoCom este artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pequena investigação sobre as características de planificações elaboradas por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem um mestrado profissionalizante em instituições de Ensino Superior portuguesas. Assumindo que o ato de planificar é um processo em muito associado ao desenvolvimento profissional docente e que evidencia, de modo implícito, as conceções pedagógicas dos profissionais, o estudo de tais planificações tem como propósito notar a aproximação de docentes ainda em formação a um perfil tradicional/clássico ou, num outro sentido, a um perfil inovador/prático. A proposta de caracterização dos perfis apontados assenta em quatro dimensões distintas, mas complementares, que podem figurar numa planificação: influência normativa do currículo, processo de ensino/papel do professor, processo de aprendizagem/papel do aluno, avaliação. A partir de uma análise de cariz predominantemente qualitativo, pela descrição e interpretação do conteúdo de 30 planificações de curta duração, constata-se que a maioria daqueles futuros professores, autores desses documentos, tendem a assumir, de forma explícita ou implícita, um perfil (tradicional) marcado pela valorização da ação do professor em detrimento do aluno, pela opção por uma segmentação curricular, bem como por dinâmicas pedagógicas de carácter reprodutivo e sem uma real preocupação com os elementos de avaliação.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, PedroMoreira, Ana Isabel2021-09-02T08:27:20Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18289porDuarte, P., & Moreira, A. I. (2020). Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Lusófona de Educação, 161-176.10.24140/issn.1645-7250.rle50.11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:57.155691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Duarte, Pedro
Currículo
Formação de professores
Identidade Docente
Planificação
title_short Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Duarte, Pedro
author_facet Duarte, Pedro
Moreira, Ana Isabel
author_role author
author2 Moreira, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Pedro
Moreira, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação de professores
Identidade Docente
Planificação
topic Currículo
Formação de professores
Identidade Docente
Planificação
description Com este artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pequena investigação sobre as características de planificações elaboradas por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem um mestrado profissionalizante em instituições de Ensino Superior portuguesas. Assumindo que o ato de planificar é um processo em muito associado ao desenvolvimento profissional docente e que evidencia, de modo implícito, as conceções pedagógicas dos profissionais, o estudo de tais planificações tem como propósito notar a aproximação de docentes ainda em formação a um perfil tradicional/clássico ou, num outro sentido, a um perfil inovador/prático. A proposta de caracterização dos perfis apontados assenta em quatro dimensões distintas, mas complementares, que podem figurar numa planificação: influência normativa do currículo, processo de ensino/papel do professor, processo de aprendizagem/papel do aluno, avaliação. A partir de uma análise de cariz predominantemente qualitativo, pela descrição e interpretação do conteúdo de 30 planificações de curta duração, constata-se que a maioria daqueles futuros professores, autores desses documentos, tendem a assumir, de forma explícita ou implícita, um perfil (tradicional) marcado pela valorização da ação do professor em detrimento do aluno, pela opção por uma segmentação curricular, bem como por dinâmicas pedagógicas de carácter reprodutivo e sem uma real preocupação com os elementos de avaliação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02T08:27:20Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18289
url http://hdl.handle.net/10400.22/18289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, P., & Moreira, A. I. (2020). Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Lusófona de Educação, 161-176.
10.24140/issn.1645-7250.rle50.11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131469122109440