Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Francisco Martinho Vieira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5614
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da prática de ensino supervisionada, o Estágio Pedagógico (EP), do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto Da Silva (EBSAAS), no ano letivo 2022/2023. Este documento abrange todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, desde o seu planeamento, concretização e reflexão crítica, devidamente fundamentadas, tais como: i) Prática Letiva (PL); ii); Atividades de Integração no Meio (AIM); iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) e iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A PL é a parte principal de todo o processo, com a lecionação a uma turma do ensino secundário (9.º ano de escolaridade), a uma turma do 2.º ciclo do ensino básico (5.º ano) e a assistência às aulas de professores mais experientes. Este processo foi uma experiência enriquecedora que exigiu responsabilidade, capacidade de trabalho e dedicação, em prol de um processo ensino-aprendizagem, centrado nos alunos. O EP é uma experiência gratificante que promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, que possibilitam ao estagiário a integração no mercado do trabalho, como futuro docente de Educação Física, capaz de desenvolver e adaptar o processo ensino-aprendizagem.
id RCAP_9c487078dbb6c4aeef27719eebb5cf00
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEducação físicaPrática pedagógica supervisionadaDocentesAlunosProcesso ensino-aprendizagemReflexãoPhysical educationSupervised pedagogical practiceTeachersStudentTeaching-learning processEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da prática de ensino supervisionada, o Estágio Pedagógico (EP), do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto Da Silva (EBSAAS), no ano letivo 2022/2023. Este documento abrange todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, desde o seu planeamento, concretização e reflexão crítica, devidamente fundamentadas, tais como: i) Prática Letiva (PL); ii); Atividades de Integração no Meio (AIM); iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) e iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A PL é a parte principal de todo o processo, com a lecionação a uma turma do ensino secundário (9.º ano de escolaridade), a uma turma do 2.º ciclo do ensino básico (5.º ano) e a assistência às aulas de professores mais experientes. Este processo foi uma experiência enriquecedora que exigiu responsabilidade, capacidade de trabalho e dedicação, em prol de um processo ensino-aprendizagem, centrado nos alunos. O EP é uma experiência gratificante que promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, que possibilitam ao estagiário a integração no mercado do trabalho, como futuro docente de Educação Física, capaz de desenvolver e adaptar o processo ensino-aprendizagem.This report arises within the scope of supervised teaching practice, the Pedagogical Internship (PE), of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Madeira, carried out at the Escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto Da Silva (EBSAAS) , in the 2022/2023 academic year. This document covers all activities developed throughout the pedagogical internship, from their planning, implementation and critical reflection, duly substantiated, such as: i) Teaching Practice (PL); ii); Environment Integration Activities (AIM); iii) Intervention Activities in the School Community (AICE) and iv) Actions of a Scientific Pedagogical Nature. The PL is the main part of the entire process, with teaching to a secondary school class (9th year of schooling), a 2nd cycle of basic education class (5th year) and assistance to classes from more experienced teachers. This process was an enriching experience that required responsibility, work capacity and dedication, in favor of a teaching-learning process, centered on students. The EP is a rewarding experience that promotes the acquisition of a set of professional and personal knowledge, which enables the intern to integrate into the job market, as a future Physical Education teacher, capable of developing and adapting the teaching-learning process.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraNóbrega, José Adérito FerreiraDigitUMaGouveia, Francisco Martinho Vieira2024-04-04T13:31:56Z2024-02-092024-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5614TID:203564880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-07T05:08:44Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-07T05:08:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Gouveia, Francisco Martinho Vieira
Educação física
Prática pedagógica supervisionada
Docentes
Alunos
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical education
Supervised pedagogical practice
Teachers
Student
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Gouveia, Francisco Martinho Vieira
author_facet Gouveia, Francisco Martinho Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
Nóbrega, José Adérito Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Francisco Martinho Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática pedagógica supervisionada
Docentes
Alunos
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical education
Supervised pedagogical practice
Teachers
Student
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Prática pedagógica supervisionada
Docentes
Alunos
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical education
Supervised pedagogical practice
Teachers
Student
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da prática de ensino supervisionada, o Estágio Pedagógico (EP), do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto Da Silva (EBSAAS), no ano letivo 2022/2023. Este documento abrange todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, desde o seu planeamento, concretização e reflexão crítica, devidamente fundamentadas, tais como: i) Prática Letiva (PL); ii); Atividades de Integração no Meio (AIM); iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) e iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A PL é a parte principal de todo o processo, com a lecionação a uma turma do ensino secundário (9.º ano de escolaridade), a uma turma do 2.º ciclo do ensino básico (5.º ano) e a assistência às aulas de professores mais experientes. Este processo foi uma experiência enriquecedora que exigiu responsabilidade, capacidade de trabalho e dedicação, em prol de um processo ensino-aprendizagem, centrado nos alunos. O EP é uma experiência gratificante que promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, que possibilitam ao estagiário a integração no mercado do trabalho, como futuro docente de Educação Física, capaz de desenvolver e adaptar o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04T13:31:56Z
2024-02-09
2024-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5614
TID:203564880
url http://hdl.handle.net/10400.13/5614
identifier_str_mv TID:203564880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543247302492160