Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3192 |
Resumo: | Mestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_9c915fe334d444c22fc0ac79142f6397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3192 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Linguagem EscritaPre-School EducationElementary EducationWritten LanguageFunctional Written LanguageMestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, tendo em conta a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi a linguagem escrita funcional. Esta escolha sucedeu-se em consequência de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Didática de Língua Portuguesa, durante a Licenciatura em Educação Básica, e também porque a funcionalidade da escrita é fundamental para o processo de alfabetização. A linguagem escrita é um instrumento ao serviço da humanidade e como tal cabe à família e à escola proporcionarem um ambiente propício. Deste modo, o educador/professor e os pais deverão desenvolver estratégias que desenvolvam o gosto pela escrita. No processo ensino/aprendizagem da escrita, a descoberta da sua funcionalidade pela criança é um aspeto crucial, pois permite-lhe reconhecer a sua importância. As finalidades deste relatório são a de relatar e refletir as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da linguagem escrita funcional nos dois níveis de ensino anteriormente referidos. O trabalho realizado durante esta prática pedagógica permitiu desenvolver algumas estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas revelaram-se fundamentais para a aprendizagem das diferentes funcionalidades da linguagem escrita. Através da realização desta prática pedagógica constatamos que as crianças, recorrendo a situações do dia-a-dia, conseguem mais facilmente assimilar as diferentes funções da linguagem escrita.ABSTRACT: The present internship report was accomplished in the context of a Masters in Pre-school and Elementary School Education, taking into account the pedagogical practice developed in the contexts of Pre-School and Elementary School Education. The theme that was chosen was functional written language. This choice occurred in consequence of an assignment developed in the context of the subject of Didactics of Portuguese Language, while working on a Degree in Basic Education, and also because the functionality of writing is fundamental for the literacy process. Written language is an instrument in the service of humanity and as such it is up to the family and the school to provide an enabling environment. Thus, the teacher and the parents should develop strategies that develop a taste for writing. In the teaching/learning process of writing, the discovery of its functionality by the child is a crucial aspect, because it allows the child to recognize its importance. The purpose of this report is to describe and reflect the educational practices developed in the context of functional written language in the two levels of education previously mentioned, The work performed during this pedagogical practice allowed the development of some strategies that promote functional writing in Pre-School and Elementary School Education. These were shown to be fundamental to learning the different functionalities of written language. Through the performance of this pedagogical practice we found that children, falling back on day-to-day situations, can more easily assimilate the different functions of written language.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresJesus, Elisabete Leonardo Nunes2014-10-24T14:58:21Z2014-06-272014-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3192201404621porJesus, Elisabete Leonardo Nunes. "Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita: estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 82 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:08Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:47.047236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico Jesus, Elisabete Leonardo Nunes Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Linguagem Escrita Pre-School Education Elementary Education Written Language Functional Written Language |
title_short |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Jesus, Elisabete Leonardo Nunes |
author_facet |
Jesus, Elisabete Leonardo Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Ana Isabel Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Elisabete Leonardo Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Linguagem Escrita Pre-School Education Elementary Education Written Language Functional Written Language |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Linguagem Escrita Pre-School Education Elementary Education Written Language Functional Written Language |
description |
Mestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-24T14:58:21Z 2014-06-27 2014-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3192 201404621 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3192 |
identifier_str_mv |
201404621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jesus, Elisabete Leonardo Nunes. "Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita: estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 82 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130708554285056 |