Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Elisabete Leonardo Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3192
Resumo: Mestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_9c915fe334d444c22fc0ac79142f6397
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Linguagem EscritaPre-School EducationElementary EducationWritten LanguageFunctional Written LanguageMestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, tendo em conta a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi a linguagem escrita funcional. Esta escolha sucedeu-se em consequência de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Didática de Língua Portuguesa, durante a Licenciatura em Educação Básica, e também porque a funcionalidade da escrita é fundamental para o processo de alfabetização. A linguagem escrita é um instrumento ao serviço da humanidade e como tal cabe à família e à escola proporcionarem um ambiente propício. Deste modo, o educador/professor e os pais deverão desenvolver estratégias que desenvolvam o gosto pela escrita. No processo ensino/aprendizagem da escrita, a descoberta da sua funcionalidade pela criança é um aspeto crucial, pois permite-lhe reconhecer a sua importância. As finalidades deste relatório são a de relatar e refletir as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da linguagem escrita funcional nos dois níveis de ensino anteriormente referidos. O trabalho realizado durante esta prática pedagógica permitiu desenvolver algumas estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas revelaram-se fundamentais para a aprendizagem das diferentes funcionalidades da linguagem escrita. Através da realização desta prática pedagógica constatamos que as crianças, recorrendo a situações do dia-a-dia, conseguem mais facilmente assimilar as diferentes funções da linguagem escrita.ABSTRACT: The present internship report was accomplished in the context of a Masters in Pre-school and Elementary School Education, taking into account the pedagogical practice developed in the contexts of Pre-School and Elementary School Education. The theme that was chosen was functional written language. This choice occurred in consequence of an assignment developed in the context of the subject of Didactics of Portuguese Language, while working on a Degree in Basic Education, and also because the functionality of writing is fundamental for the literacy process. Written language is an instrument in the service of humanity and as such it is up to the family and the school to provide an enabling environment. Thus, the teacher and the parents should develop strategies that develop a taste for writing. In the teaching/learning process of writing, the discovery of its functionality by the child is a crucial aspect, because it allows the child to recognize its importance. The purpose of this report is to describe and reflect the educational practices developed in the context of functional written language in the two levels of education previously mentioned, The work performed during this pedagogical practice allowed the development of some strategies that promote functional writing in Pre-School and Elementary School Education. These were shown to be fundamental to learning the different functionalities of written language. Through the performance of this pedagogical practice we found that children, falling back on day-to-day situations, can more easily assimilate the different functions of written language.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresJesus, Elisabete Leonardo Nunes2014-10-24T14:58:21Z2014-06-272014-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3192201404621porJesus, Elisabete Leonardo Nunes. "Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita: estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 82 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:08Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:47.047236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Jesus, Elisabete Leonardo Nunes
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Linguagem Escrita
Pre-School Education
Elementary Education
Written Language
Functional Written Language
title_short Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
author Jesus, Elisabete Leonardo Nunes
author_facet Jesus, Elisabete Leonardo Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Elisabete Leonardo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Linguagem Escrita
Pre-School Education
Elementary Education
Written Language
Functional Written Language
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Linguagem Escrita
Pre-School Education
Elementary Education
Written Language
Functional Written Language
description Mestrado (PESII), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-24T14:58:21Z
2014-06-27
2014-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3192
201404621
url http://hdl.handle.net/10400.3/3192
identifier_str_mv 201404621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jesus, Elisabete Leonardo Nunes. "Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita: estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 82 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708554285056