A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maria Cecília da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Palma, Patrícia Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14139
Resumo: Este artigo tem como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem. No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.
id RCAP_9c97147d4b1d330b266b4f602a2217ea
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunosSchool as a factor for the motivation and development of studentsEscolaAlunosMotivaçãoTalentoEste artigo tem como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem. No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.This study’s main goal is to define the school’s role as a mean for developing and transforming students into future talents. School is viewed as a place where teaching involves the creation of more stimulating learning contexts, that is to say, formative opportunities that may support the growth of healthy attitudes and the development of certain individual talents which may enable students to develop important skills in order to become a part of society. The ideal educational act should involve such a model of teacher who could, on one hand, be able to deal with the multiplicity of motivational styles existing in the classroom. Through Vroom’s and Maslow’s motivational theories we are able to understand all the issues influencing teenagers and their behaviour. By analyzing the responses from the Focus Group both the causes of demotivation and some motivating teaching and learning strategies were highlighted. To conclude some of the main results and implication of the study are discussed.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBPontes, Maria Cecília da SilvaPalma, Patrícia Jardim2017-03-15T11:34:02Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14139porPontes, Maria Cecília da Silva; Palma Patrícia Jardim da (2014). A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos = School as a factor for the motivation and development of students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 6:11645-477410.34620/eduser.v6i1.56info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:19Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.656458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
School as a factor for the motivation and development of students
title A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
spellingShingle A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
Pontes, Maria Cecília da Silva
Escola
Alunos
Motivação
Talento
title_short A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_full A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_fullStr A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_full_unstemmed A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_sort A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
author Pontes, Maria Cecília da Silva
author_facet Pontes, Maria Cecília da Silva
Palma, Patrícia Jardim
author_role author
author2 Palma, Patrícia Jardim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maria Cecília da Silva
Palma, Patrícia Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Alunos
Motivação
Talento
topic Escola
Alunos
Motivação
Talento
description Este artigo tem como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem. No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-03-15T11:34:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14139
url http://hdl.handle.net/10198/14139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pontes, Maria Cecília da Silva; Palma Patrícia Jardim da (2014). A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos = School as a factor for the motivation and development of students. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 6:1
1645-4774
10.34620/eduser.v6i1.56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287092183040