Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1660
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_9c9ee4925d45f1caa2bcd5a79c1ec0ed
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentesCidadaniaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática EducativaSegurançaCitizenshipCurriculumEducationEducational PracticesSafetyMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este relatório tem como tema “Educação, Cidadania e Ser em (in)Segurança: Contributos das Práticas Educativas e Curriculares para a Prevenção de Acidentes” e pretende apresentar as experiências que a formanda realizou aquando dos estágios no Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspectiva reflexiva, analítica e crítica. Sabendo que “Ninguém pode negar a importância da segurança – a todos os níveis. É essencial que as nossas crianças saibam identificar e adotar comportamentos e atitudes de segurança num mundo onde tudo é pensado para grandes” (Lídia Pires; 2006:206). Através das observações e das intervenções pedagógicas, a formanda procurou perceber os conhecimentos das crianças relativos ao tema em estudo, fazendo, em simultâneo, uma análise das suas atitudes e comportamentos, nas dinâmicas das práticas pedagógico-didáticas e intervenções educativas. Numa “cultura de prevenção”, educar para prevenir e ter como lema “Uma pessoa, um socorrista”, pressupõe grande investimento na formação de cada indivíduo no âmbito da educação para a cidadania e mais premente se torna a formação dos agentes educativos para que nos estabelecimentos de ensino, bem cedo, possam intervir, tendo em vista uma sociedade cumpridora das mais elementares normas de segurança, nos variados contextos em que a vida se insere. Na verdade, o termo Segurança na temática é amplo, complexo e abrangente, no entanto desenvolve-se naturalmente numa educação com, para e pela cidadania. Não se pode esquecer que muitas vidas poderão depender de comportamentos e atitudes corretas nessa área, o que confere a este tema uma grande importância para que nos preocupemos em incluí-lo na nossa formação, para melhor educar e responder adequadamente em situações de risco. Tal como se pode constatar nas duas escolas em que ocorreram as práticas pedagógicas que deram origem a este relatório a formação inicial e contínua acerca de segurança, dos que trabalham nelas parece ser inexistente, provocando nestes, grande insegurança e certa ansiedade quando questionados perante o que fazer em diferentes situações de risco.ABSTRACT: The theme of this report is "Education, Citizenship and (in)Security: Contributions of Educational and Curricular Practices for the Prevention of Accidents" and it intends to reveal the training experiences of the trainee, performed during the internship at the Pre-school and Primary School, presenting a reflective, analytical and critical perspective. Taking in account that "No one can deny the importance of safety - at all levels, [it] is essential that our children know how to identify and adopt behaviours and attitudes of safety in a world where everything is designed for adults "(Lidia Pires, 2006:206). Considering the observations and pedagogical interventions, the trainee sought to realize the knowledge children had concerning the topic that had been chosen. Simultaneously, the trainee attempted to organize an analysis of their attitudes and behaviours, during the several pedagogical and didactical procedures and educational interventions. In a "culture of prevention", teaching individuals how to prevent and having in mind the slogan "Each person, a rescuer," requires a significant investment in training and in developing attitudes of citizenship. Therefore, the training of educational staff at schools, able to act in different circumstances, is urgent. The aim is to promote a society that is capable to respect the most basic standards of safety, in the various contexts in which life operates. In fact, the concept of Safety is wide, complex and comprehensive; nevertheless, it naturally develops and supports itself on a profound relationship for, with and to citizenship. One cannot forget that many lives may depend on suitable behaviours and attitudes in this area, which provides this theme a major importance. Considering this fact, we have decided to include it in our training, to educate in a adequate way and to respond appropriately in situations of risk. According to what we have realized in both schools where pedagogical practices occurred, the initial and ongoing training about security of those who work at those places seems to be nonexistent, which causes great uncertainty and some anxiety when they are asked what do in different situations of risk.Medeiros, Emanuel OliveiraRepositório da Universidade dos AçoresCosta, Maria do Carmo2013-03-07T10:37:22Z2013-02-072013-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1660porCosta, Maria do Carmo – "Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 87 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:28Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:32.832197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
title Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
spellingShingle Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
Costa, Maria do Carmo
Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Segurança
Citizenship
Curriculum
Education
Educational Practices
Safety
title_short Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
title_full Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
title_fullStr Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
title_full_unstemmed Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
title_sort Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes
author Costa, Maria do Carmo
author_facet Costa, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emanuel Oliveira
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Segurança
Citizenship
Curriculum
Education
Educational Practices
Safety
topic Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Segurança
Citizenship
Curriculum
Education
Educational Practices
Safety
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-07T10:37:22Z
2013-02-07
2013-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1660
url http://hdl.handle.net/10400.3/1660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Maria do Carmo – "Educação, cidadania e ser em (in)segurança : contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 87 p.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130690885779456