Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Maria Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1541
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_b5ff82b27145467b0aa027656c337df1
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãosCidadaniaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Prática EducativaCitizenshipEducationTeaching and Curricular PracticesMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio, nos moldes previstos no Diário da República, 1ª Série, n.º 38 de 22 de fevereiro de 2008, reporta-se às práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise crítica e fundamentada. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura, por isso, refletir de forma retrospetiva, descritiva, interpretativa e prospetiva o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório analisam-se e refletem-se as práticas pedagógicas e as opções axiológicas tomadas como um processo de aprendizagem, incitado pelo permanente desafio, rigor e superação de novas situações de exigência e pormenor, na sua articulação com o currículo, e, numa perspetiva de desenvolvimento integral. No seguimento das práticas, apresentam-se valores e conceções pedagógicas e didáticas como referências para a promoção de atitudes, conhecimentos, capacidades e competências, a par da relevância que este trabalho assume na construção do saber profissional da estagiária nas diversas dimensões do respetivo perfil profissional. Neste documento apresentam-se os fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas da estagiária de forma a dar consistência às afirmações proferidas. São, também, objeto de análise os registos epistemológicos e os discursos de educadores(as) e professores(as), designadamente sobre questões éticas, deontológicas e cívicas na docência, tal como está previsto na legislação em vigor e de mais regulamentos sobre o perfil de formação integral de educadores e professores. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico patente neste relatório visa a formação dos alunos como pessoas e cidadãos ativos, responsáveis, críticos e intervenientes numa sociedade que, cada vez mais, urge o investimento no projeto pessoa. Este é um trabalho elaborado com fé na educação, com fé num futuro melhor, responsabilizando cada um(a), enquanto educador(a), pelo renovar do(s) olhar(es) das crianças e do mundo.ABSTRACT: This internship report, done according to the requirements published in the Official Gazette of Portugal (1st series, # 38 of 22nd February 2008), provides a critical sustained analysis of the actions carried in the pedagogical internship, in the context of Teaching Strategies Practices I and II, integrated in Pre School and Elementary School Education Master Degree. This document represents, therefore, the analysis of the work done during two periods of internship and seeks to reflect on the process underneath the actions taken, in a retrospective, descriptive, interpretative and prospective manner. Throughout this report, the pedagogical practices and the axiological options are assessed and considered as a learning process, incited by the constant challenge, rigor and need of overcoming new demanding and particular situations, in articulation with the curriculum and the perspective of integral development. The fundaments of the intern practices are presented here, in order to support the assessment. Object of analysis are also the epidemiological records and the statements of preschool and elementary school teachers concerning ethics, deontology, civility and teaching, as it is indicated in the current legislation about the integral training profile of teachers. The work done along the pedagogical internship and described in this report aims the growth of students as human beings and the development of their ability to act as active, responsible and critical citizens, who intervene in a society that urges human investment. This report reflects practices that believe in the efficacy of education and the possibility of a better future, assuming that each teacher is responsible for renovating the way we see children and the world in general.Medeiros, Emanuel OliveiraRepositório da Universidade dos AçoresCardoso, Ana Maria Martins2012-11-22T16:46:05Z2012-06-282012-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1541porCardoso, Ana Maria Martins – "Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. XIX, 100, [217] f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:18Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:25.655644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
title Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
spellingShingle Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
Cardoso, Ana Maria Martins
Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Citizenship
Education
Teaching and Curricular Practices
title_short Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
title_full Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
title_fullStr Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
title_full_unstemmed Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
title_sort Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos
author Cardoso, Ana Maria Martins
author_facet Cardoso, Ana Maria Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Emanuel Oliveira
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Citizenship
Education
Teaching and Curricular Practices
topic Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Citizenship
Education
Teaching and Curricular Practices
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-22T16:46:05Z
2012-06-28
2012-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1541
url http://hdl.handle.net/10400.3/1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Maria Martins – "Práticas educativas e curriculares na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : contextos para a formação dos alunos como pessoas e cidadãos". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. XIX, 100, [217] f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130689675722752