Inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar: processos de inclusão num jardim de infância do concelho de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7386 |
Resumo: | O presente RFE foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira parte apresenta uma análise e reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação, realizado em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que teve como objetivo conhecer os processos de inclusão num jardim de infância da periferia da cidade de Viseu. Para a realização da primeira parte foram utilizados os materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas e nomeado e analisado o documento intitulado Padrões de Desempenho Docente. O estudo é de cariz qualitativo e foi desenvolvido com recurso à observação participante em contexto de estágio, a notas de campo, ao registo fotográfico, à pesquisa documental, a gravações áudio e a entrevistas semiestruturadas às crianças, aos pais/encarregados de educação, às educadoras, à mediadora sociocultural, à representante da Associação de Pais e ao diretor do Agrupamento de Escolas. Importa, ainda, salientar que com a presente investigação pretendemos alcançar os seguintes objetivos: identificar os pressupostos que nortearam o PEA e o PPIP; analisar perspetivas e práticas de valorização inter/multiculturais; analisar as metodologias/estratégias adotadas pelo jardim de infância no âmbito da inclusão; analisar os mecanismos desenvolvidos pelo jardim de infância, tendo em vista a inclusão e o sucesso educacional das crianças que o frequentam; analisar as ideias da comunidade educativa relativamente à frequência da EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da integração das crianças em contexto de EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da importância da frequência da EPE para a integração das crianças no 1.º CEB e perceber em que medida são inovadoras as estratégias pedagógicas desenvolvidas, no jardim de infância em estudo, para a promoção da inclusão das crianças em contexto de EPE. Face ao desenvolvimento do trabalho de investigação e à luz das informações e dados obtidos, percecionaram-se vários conteúdos que se encontram intimamente relacionados com aquilo que é defendido por alguns autores. Ora, tendo em conta o que foi descrito precedentemente e em virtude de práticas de reflexão tornou-se possível dar resposta a certas questões direcionadas para a educação de infância na sua generalidade, assim como na prática desenvolvida em contexto educativo. Urge importância destacar a Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, intitulada de Lei de Bases do Sistema Educativo e o Decreto-Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro – Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – ambos uma referência para a introdução da Educação Pré-Escolar no sistema de ensino português. Apesar de ser referido que deve haver inclusão de todas as crianças, não há referência para as de etnia cigana em particular. Como tal e de forma a colmatar este hiato, surgem os Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho; dispositivos pedagógicos associados à abertura e proximidade que a instituição desenvolve com os pais/EE e modelos pedagógicos alternativos. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. |
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Inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar: processos de inclusão num jardim de infância do concelho de ViseuEducação Pré-EscolarComunidade ciganaEducação inter/multiculturalRelação Família-jardim de infânciaInovação PedagógicaInclusãoPolíticas educativasDispositivos pedagógicosPre-School EducationGypsy CommunityInter/multicultural educationFamilyKindergarten relationshipPedagogical InnovationInclusionEducational policiesPedagogical devicesO presente RFE foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira parte apresenta uma análise e reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação, realizado em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que teve como objetivo conhecer os processos de inclusão num jardim de infância da periferia da cidade de Viseu. Para a realização da primeira parte foram utilizados os materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas e nomeado e analisado o documento intitulado Padrões de Desempenho Docente. O estudo é de cariz qualitativo e foi desenvolvido com recurso à observação participante em contexto de estágio, a notas de campo, ao registo fotográfico, à pesquisa documental, a gravações áudio e a entrevistas semiestruturadas às crianças, aos pais/encarregados de educação, às educadoras, à mediadora sociocultural, à representante da Associação de Pais e ao diretor do Agrupamento de Escolas. Importa, ainda, salientar que com a presente investigação pretendemos alcançar os seguintes objetivos: identificar os pressupostos que nortearam o PEA e o PPIP; analisar perspetivas e práticas de valorização inter/multiculturais; analisar as metodologias/estratégias adotadas pelo jardim de infância no âmbito da inclusão; analisar os mecanismos desenvolvidos pelo jardim de infância, tendo em vista a inclusão e o sucesso educacional das crianças que o frequentam; analisar as ideias da comunidade educativa relativamente à frequência da EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da integração das crianças em contexto de EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da importância da frequência da EPE para a integração das crianças no 1.º CEB e perceber em que medida são inovadoras as estratégias pedagógicas desenvolvidas, no jardim de infância em estudo, para a promoção da inclusão das crianças em contexto de EPE. Face ao desenvolvimento do trabalho de investigação e à luz das informações e dados obtidos, percecionaram-se vários conteúdos que se encontram intimamente relacionados com aquilo que é defendido por alguns autores. Ora, tendo em conta o que foi descrito precedentemente e em virtude de práticas de reflexão tornou-se possível dar resposta a certas questões direcionadas para a educação de infância na sua generalidade, assim como na prática desenvolvida em contexto educativo. Urge importância destacar a Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, intitulada de Lei de Bases do Sistema Educativo e o Decreto-Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro – Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – ambos uma referência para a introdução da Educação Pré-Escolar no sistema de ensino português. Apesar de ser referido que deve haver inclusão de todas as crianças, não há referência para as de etnia cigana em particular. Como tal e de forma a colmatar este hiato, surgem os Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho; dispositivos pedagógicos associados à abertura e proximidade que a instituição desenvolve com os pais/EE e modelos pedagógicos alternativos. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades.The present Final Report of Internship was carried out within the scope of the Master's Degree in Early Childhood Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and it comprises two parts. The first part presents an analysis and critical reflection on the supervised practices developed in the context and the second one incorporates a research work, developed during a traineeship as part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, which aimed to understand the inclusion process in a kindergarten on the outskirts of the city of Viseu. In the first part, the materials developed and used in the practices were used, cited reference authors and named and analyzed the document Teacher Performance Standards. In turn, the qualitative study, presented in the second part, was developed through participant observation in an internship context, field notes, photographic records, audio recordings and semi-structured interviews with the kindergarten children under study, parents/responsible, kindergarten teachers, the sociocultural mediator, the representative of the Parents Association and the Director of the Schools Group. Through the data collected during the research, we were able to draw several conclusions, some of which are in line with what is advocated by some authors. Thus, it was possible to answer the questions-problem enunciated and characterize the practices developed in the kindergarten under study.Rocha, JoãoCardoso, Ana PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDomingos, Mariana Baptista2022-05-202024-05-20T00:00:00Z2022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7386TID:203097297porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:07.501220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente RFE foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira parte apresenta uma análise e reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação, realizado em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que teve como objetivo conhecer os processos de inclusão num jardim de infância da periferia da cidade de Viseu. Para a realização da primeira parte foram utilizados os materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas e nomeado e analisado o documento intitulado Padrões de Desempenho Docente. O estudo é de cariz qualitativo e foi desenvolvido com recurso à observação participante em contexto de estágio, a notas de campo, ao registo fotográfico, à pesquisa documental, a gravações áudio e a entrevistas semiestruturadas às crianças, aos pais/encarregados de educação, às educadoras, à mediadora sociocultural, à representante da Associação de Pais e ao diretor do Agrupamento de Escolas. Importa, ainda, salientar que com a presente investigação pretendemos alcançar os seguintes objetivos: identificar os pressupostos que nortearam o PEA e o PPIP; analisar perspetivas e práticas de valorização inter/multiculturais; analisar as metodologias/estratégias adotadas pelo jardim de infância no âmbito da inclusão; analisar os mecanismos desenvolvidos pelo jardim de infância, tendo em vista a inclusão e o sucesso educacional das crianças que o frequentam; analisar as ideias da comunidade educativa relativamente à frequência da EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da integração das crianças em contexto de EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da importância da frequência da EPE para a integração das crianças no 1.º CEB e perceber em que medida são inovadoras as estratégias pedagógicas desenvolvidas, no jardim de infância em estudo, para a promoção da inclusão das crianças em contexto de EPE. Face ao desenvolvimento do trabalho de investigação e à luz das informações e dados obtidos, percecionaram-se vários conteúdos que se encontram intimamente relacionados com aquilo que é defendido por alguns autores. Ora, tendo em conta o que foi descrito precedentemente e em virtude de práticas de reflexão tornou-se possível dar resposta a certas questões direcionadas para a educação de infância na sua generalidade, assim como na prática desenvolvida em contexto educativo. Urge importância destacar a Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, intitulada de Lei de Bases do Sistema Educativo e o Decreto-Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro – Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – ambos uma referência para a introdução da Educação Pré-Escolar no sistema de ensino português. Apesar de ser referido que deve haver inclusão de todas as crianças, não há referência para as de etnia cigana em particular. Como tal e de forma a colmatar este hiato, surgem os Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho; dispositivos pedagógicos associados à abertura e proximidade que a instituição desenvolve com os pais/EE e modelos pedagógicos alternativos. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. |
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