A construir e a desmontar aprende-se a ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rita Raquel Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8865
Resumo: O Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir.
id RCAP_9cf2d110fa501b2c31212711dbd10a36
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construir e a desmontar aprende-se a ensinarRelatório de EstágioDesenvolvimento profissionalPrática educativaReflexãoSupervisãoProfessional developmentEducational practiceReflectionSupervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir.The report here presented emerges in the context of the subject Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio and is a part of the master’s degree in Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. This document aims to provide analysis, in a critical and reflective way, of the professional development of the graduate student on an internship context in Agrupamento de Escolas de Pedrouços. In the first instance, since educational practice is supported by a lot of theoretical knowledge, which were attended, further developed and consolidated in several subjects, there is a dire need to point a set of theoretical and legal frameworks that are essential to a sustained and conscious pedagogical action. For its leading role in the building of the education professional, the importance of the reflection in and on action and in the pedagogical supervision is pointed as an unique moment of knowledge and experiences sharing. By reflecting on the action, some of the learning pathways experienced in the master’s degree are retrieved and developed, not only inside, but also outside the classroom, through projects and dynamics of intervention dynamics developed within the class, the school and the community. The education process leaned on the research-action methodology, enabling the graduate student the opportunity to improve her educational practice, through a research project, and therefore the overall quality of education. This report marks the end of a basic education. Nonetheless, it is clear there is much more to learn and shape.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Rita Raquel Pereira2016-12-19T14:45:20Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8865TID:201454181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.132951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
Relatório de Estágio
title A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
spellingShingle A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
Gomes, Rita Raquel Pereira
Desenvolvimento profissional
Prática educativa
Reflexão
Supervisão
Professional development
Educational practice
Reflection
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
title_full A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
title_fullStr A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
title_full_unstemmed A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
title_sort A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
author Gomes, Rita Raquel Pereira
author_facet Gomes, Rita Raquel Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rita Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Prática educativa
Reflexão
Supervisão
Professional development
Educational practice
Reflection
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento profissional
Prática educativa
Reflexão
Supervisão
Professional development
Educational practice
Reflection
Supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-19T14:45:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8865
TID:201454181
url http://hdl.handle.net/10400.22/8865
identifier_str_mv TID:201454181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391806406656