A construir e a desmontar aprende-se a ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8865 |
Resumo: | O Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir. |
id |
RCAP_9cf2d110fa501b2c31212711dbd10a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinarRelatório de EstágioDesenvolvimento profissionalPrática educativaReflexãoSupervisãoProfessional developmentEducational practiceReflectionSupervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir.The report here presented emerges in the context of the subject Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio and is a part of the master’s degree in Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. This document aims to provide analysis, in a critical and reflective way, of the professional development of the graduate student on an internship context in Agrupamento de Escolas de Pedrouços. In the first instance, since educational practice is supported by a lot of theoretical knowledge, which were attended, further developed and consolidated in several subjects, there is a dire need to point a set of theoretical and legal frameworks that are essential to a sustained and conscious pedagogical action. For its leading role in the building of the education professional, the importance of the reflection in and on action and in the pedagogical supervision is pointed as an unique moment of knowledge and experiences sharing. By reflecting on the action, some of the learning pathways experienced in the master’s degree are retrieved and developed, not only inside, but also outside the classroom, through projects and dynamics of intervention dynamics developed within the class, the school and the community. The education process leaned on the research-action methodology, enabling the graduate student the opportunity to improve her educational practice, through a research project, and therefore the overall quality of education. This report marks the end of a basic education. Nonetheless, it is clear there is much more to learn and shape.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Rita Raquel Pereira2016-12-19T14:45:20Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8865TID:201454181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.132951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar Relatório de Estágio |
title |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar |
spellingShingle |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar Gomes, Rita Raquel Pereira Desenvolvimento profissional Prática educativa Reflexão Supervisão Professional development Educational practice Reflection Supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar |
title_full |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar |
title_fullStr |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar |
title_full_unstemmed |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar |
title_sort |
A construir e a desmontar aprende-se a ensinar |
author |
Gomes, Rita Raquel Pereira |
author_facet |
Gomes, Rita Raquel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, José Alexandre Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rita Raquel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Prática educativa Reflexão Supervisão Professional development Educational practice Reflection Supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenvolvimento profissional Prática educativa Reflexão Supervisão Professional development Educational practice Reflection Supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-19T14:45:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8865 TID:201454181 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8865 |
identifier_str_mv |
TID:201454181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391806406656 |