Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3672 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
id |
RCAP_9cfeeeacc3e355a41d29790dece3865a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casosEducação em ciênciaEnsino experimentalFormação de professores1º Ciclo do Ensino BásicoSupervisãoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências pretende contribuir para a melhoria da educação científica de base experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico através do desenvolvimento do conhecimento científico e didáctico dos professores. Este estudo procurou investigar as potencialidades e limitações da estratégia de formação proposta pelo Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências no desenvolvimento profissional de formandos que nele participaram. Optou-se por uma abordagem interpretativa, de índole qualitativa, baseada em quatro estudos de caso. Como métodos de recolha de dados seleccionou-se a entrevista semi-estruturada, a observação dos vários tipos de sessões de formação e a análise de documentos como os portfolios de avaliação das professoras participantes. Verifica-se, em todos os casos, que o Programa contribuiu, entre outros aspectos, para melhorar o conhecimento científico das professoras e reposicionar as suas concepções sobre a importância do ensino experimental. Contudo, detectou-se um conhecimento didáctico limitado – principalmente nas duas professoras que só frequentaram um ano de formação – nomeadamente no que respeita à avaliação das actividades experimentais e à sua implementação com grupos heterogéneos de alunos. Os dados obtidos revelam a pertinência do envolvimento destas duas professoras num segundo ano de formação. Relativamente à avaliação da estratégia de supervisão utilizada, os dados obtidos permitem constatar o forte impacto no desenvolvimento profissional dos professores das metodologias que implicam a participação activa dos professores na concepção, implementação e avaliação de situações de mudança em contexto de sala de aula mediante o acompanhamento continuado de um formador.The Teacher Education Program in Experimental Science Teaching intends to improve science education in Portuguese Primary Education through the development of teachers’ scientific and pedagogical knowledge. This study sought to investigate the potentialities and limitations of this program training strategy in the professional development of the involved trainees. It was chosen an interpretive approach based on four case studies. Several methods of data collection were used: semi-structured interviews, observation of various types of training sessions and analysis of documents such as trainees’ portfolios. In all cases, the Program contributed to improve teachers’ scientific knowledge and to modify their conceptions regarding the importance of experimental teaching. However, a limited pedagogical knowledge was found – mainly in two teachers who only attended a year of training – in particular in what concerns the evaluation of experimental activities and its implementation with heterogeneous groups of students. The results show the relevance of the involvement of these two teachers in a second year of training. In what concerns the evaluation of the Program’s training strategy, the data showed a strong impact on the teachers’ professional development triggered by active methodologies involving the teachers’ participation in the design, implementation and evaluation of new classroom activities under the continuous supervision of a trainer.Reis, Pedro, 1965-Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Maria Dulce da Costa Lopes2011-07-08T14:55:08Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:30.990205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
title |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
spellingShingle |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes Educação em ciência Ensino experimental Formação de professores 1º Ciclo do Ensino Básico Supervisão Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
title_full |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
title_fullStr |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
title_full_unstemmed |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
title_sort |
Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos |
author |
Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes |
author_facet |
Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Pedro, 1965- Galvão, Cecília, 1955- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciência Ensino experimental Formação de professores 1º Ciclo do Ensino Básico Supervisão Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Educação em ciência Ensino experimental Formação de professores 1º Ciclo do Ensino Básico Supervisão Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-07-08T14:55:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3672 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134179884007424 |