À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andreia Osório
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Horta, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173
Resumo: Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1].Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra.Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.[1] O estudo original e completo pode ser consultado aqui: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/10477
id RCAP_9d10bce0174c9d89a034e5f35a0036b6
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaEste estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1].Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra.Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.[1] O estudo original e completo pode ser consultado aqui: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/10477CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/173Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 69-80Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 69-80Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 69-80Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 69-802182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173/274https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173/305Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Andreia OsórioHorta, Maria Helena2022-09-22T10:36:34Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.093045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
spellingShingle À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Ribeiro, Andreia Osório
title_short À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_full À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_fullStr À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_full_unstemmed À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_sort À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
author Ribeiro, Andreia Osório
author_facet Ribeiro, Andreia Osório
Horta, Maria Helena
author_role author
author2 Horta, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andreia Osório
Horta, Maria Helena
description Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1].Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra.Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.[1] O estudo original e completo pode ser consultado aqui: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/10477
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/173
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173/274
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/173/305
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 69-80
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 69-80
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 69-80
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 69-80
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453080276992