Implementação de uma academia de conhecimento em contexto industrial: uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Carina Pires de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26809
Resumo: O presente estudo, realizado em contexto prático industrial, teve como principal objetivo a implementação de uma Academia de Conhecimento que visa identificar, capturar e transmitir conhecimento crítico numa determinada organização do setor industrial. É de referir que a implementação da Academia de Conhecimento ocorreu, incluindo fábricas e unidades independentes, numa empresa representada em mais de 20 localidades diferentes (5 das quais fábricas visitadas no contexto deste estudo), com mais de 3000 colaboradores, distribuídos por 2 continentes. Ao longo do trabalho, que incidiu principalmente no caso prático, exploram-se as experiências obtidas e os resultados encontrados, sempre que possível, em torno de uma análise crítica. No seguimento da experiência com a implementação da academia, e da análise critica dos resultados, foram identificadas as melhores práticas, culminando num conjunto de guidelines que dão forma a uma proposta metodológica com três modelos agregados: (i) um Modelo para identificação, captura e transmissão de conhecimento; (ii) um Modelo para a mensuração das práticas da implementação de iniciativas de Gestão de Conhecimento, designado por MIKI (“Measuring Impact Knowledge Initiatives”); e ainda (iii) um Modelo de Manutenção de forma a garantir a sustentabilidade e melhoria contínua da iniciativa. Os resultados contribuíram para alavancar práticas de melhoria contínua em iniciativas de Gestão de Conhecimento, tendo como principal contributo uma proposta metodológica flexível e clara para aplicação em diferentes contextos organizacionais.
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