Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11954
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende contextualizar e refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, os saberes e competências construídos ao longo das práticas, em ambos os contextos, da Prática Educativa Supervisionada. Para a construção do perfil de dupla docência as atividades e percursos didáticos foram organizados de forma articulada e sequencial, procurando-se escutar atentamente as crianças e ter em conta as suas especificidades, de maneira a possibilitar-lhes o seu desenvolvimento holístico. A metodologia de investigação-ação, como um processo dinâmico e interativo, sustentou as práticas da mestranda, baseadas nos momentos que a mesma integra: observação, planificação, ação e reflexão, de modo a respeitar e valorizar todas as crianças e favorecer o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Neste documento pretende-se ainda evidenciar a postura crítica e reflexiva construída e desenvolvida durante a prática educativa supervisionada, destacando a importância da flexibilidade na gestão do grupo e das planificações previamente organizadas, perante a imprevisibilidades dos acontecimentos, assim como o impacto que o trabalho colaborativo tem na transição entre níveis educativos, atribuindo significado quer educativo quer formativo. Para a fundamentação do relatório e das práticas desenvolvidas recorreu-se a autores de referência dos dois níveis educativos e aos saberes científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos nas diferentes unidades curriculares no referido Mestrado e precedente Licenciatura.
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