Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Flávia Patricia Leal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20859
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do mesmo é retratar o percurso e espelhar o processo de formação inicial no contexto de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico articulando os saberes teóricos com a prática necessários à formação de um docente de perfil duplo. Desta forma, o relatório apresentado surge de uma prática reflexiva, crítica e fundamentada assente na Metodologia de Investigação-Ação utilizada nas duas valências, nas quais se podem exercer com a obtenção do mestrado. Esta metodologia revela-se importante devido ao processo que a caracteriza, nomeadamente, a observação, a planificação, a ação, a reflexão e a avaliação. O cumprimento de todas estas etapas permite escutar a criança e respeitar as suas diferenças implementando, assim, atividades com intencionalidade educativa. Ainda com o intuito de melhorar a ação educativa, foram privilegiadas metodologias como a Metodologia de Trabalho Por Projeto, dando, assim, oportunidade à criança de ter uma participação ativa no seu processo educativo um papel central, sem descorar o papel importante do professor e do educador como mediadores deste processo, privilegiando-se, deste modo, o paradigma socio-construtivista. Por fim, importa destacar o trabalho colaborativo que se desenvolveu ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional de um docente. Este percurso revelou-se enriquecedor para compreender certos desafios e crescer enquanto futura profissional.
id RCAP_84b754400ff81763b43ef25aca0003e7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20859
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal RibeiroMetodologia investigação-açãoCriançaMetodologia trabalho por projetoTrabalho colaborativoAction research methodologyChildProject-based learningCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do mesmo é retratar o percurso e espelhar o processo de formação inicial no contexto de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico articulando os saberes teóricos com a prática necessários à formação de um docente de perfil duplo. Desta forma, o relatório apresentado surge de uma prática reflexiva, crítica e fundamentada assente na Metodologia de Investigação-Ação utilizada nas duas valências, nas quais se podem exercer com a obtenção do mestrado. Esta metodologia revela-se importante devido ao processo que a caracteriza, nomeadamente, a observação, a planificação, a ação, a reflexão e a avaliação. O cumprimento de todas estas etapas permite escutar a criança e respeitar as suas diferenças implementando, assim, atividades com intencionalidade educativa. Ainda com o intuito de melhorar a ação educativa, foram privilegiadas metodologias como a Metodologia de Trabalho Por Projeto, dando, assim, oportunidade à criança de ter uma participação ativa no seu processo educativo um papel central, sem descorar o papel importante do professor e do educador como mediadores deste processo, privilegiando-se, deste modo, o paradigma socio-construtivista. Por fim, importa destacar o trabalho colaborativo que se desenvolveu ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional de um docente. Este percurso revelou-se enriquecedor para compreender certos desafios e crescer enquanto futura profissional.This report emerged within the scope of Supervised Educational Practice integrated in the Master´s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The main goal of it is to portray the path and mirror the initial training process in the context of Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education articulating the theoretical knowledge with the practice necessary for the formation of a teacher with a double profile. Thus, the report presented arises from a reflexive, critical and reasoned practice based on the Action Research Methodology used in the two valences, in wich they can be exercised with the obtaining of the Master´s degree. This methodology is important due to the process that caracterizes it, namely observation, planning, action, reflection and evalution. The fulfillment of all these steps allows listening to the child and respecting their differences, therefore implementing activities with educational intentionality. Also in order to improve the educational action, methodologies such as the Project-Based Learning were privileged, consequently giving the child the opportunity to have an active participation in their educational process a central role, without disdecorating the important role of the teacher and educator as mediators of this process and as a result favoring the socio-constructivist paradigm. Finally, it is important to highlight the collaborative work that has developed throughout the Supervised Educational Practice relevant to the personal and professional development of a teacher. This path proved to be enriching to understand certain challenges and grow as a future professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deFérias, Ana Rita MoutinhoMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Flávia Patricia Leal2022-09-09T13:52:21Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20859TID:203286995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:56.839843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
title Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
spellingShingle Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
Ribeiro, Flávia Patricia Leal
Metodologia investigação-ação
Criança
Metodologia trabalho por projeto
Trabalho colaborativo
Action research methodology
Child
Project-based learning
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
title_full Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
title_fullStr Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
title_sort Relatório de Estágio de Flávia Patrícia Leal Ribeiro
author Ribeiro, Flávia Patricia Leal
author_facet Ribeiro, Flávia Patricia Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Férias, Ana Rita Moutinho
Marta, Maria Margarida Campos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Flávia Patricia Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia investigação-ação
Criança
Metodologia trabalho por projeto
Trabalho colaborativo
Action research methodology
Child
Project-based learning
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metodologia investigação-ação
Criança
Metodologia trabalho por projeto
Trabalho colaborativo
Action research methodology
Child
Project-based learning
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do mesmo é retratar o percurso e espelhar o processo de formação inicial no contexto de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico articulando os saberes teóricos com a prática necessários à formação de um docente de perfil duplo. Desta forma, o relatório apresentado surge de uma prática reflexiva, crítica e fundamentada assente na Metodologia de Investigação-Ação utilizada nas duas valências, nas quais se podem exercer com a obtenção do mestrado. Esta metodologia revela-se importante devido ao processo que a caracteriza, nomeadamente, a observação, a planificação, a ação, a reflexão e a avaliação. O cumprimento de todas estas etapas permite escutar a criança e respeitar as suas diferenças implementando, assim, atividades com intencionalidade educativa. Ainda com o intuito de melhorar a ação educativa, foram privilegiadas metodologias como a Metodologia de Trabalho Por Projeto, dando, assim, oportunidade à criança de ter uma participação ativa no seu processo educativo um papel central, sem descorar o papel importante do professor e do educador como mediadores deste processo, privilegiando-se, deste modo, o paradigma socio-construtivista. Por fim, importa destacar o trabalho colaborativo que se desenvolveu ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional de um docente. Este percurso revelou-se enriquecedor para compreender certos desafios e crescer enquanto futura profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09T13:52:21Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20859
TID:203286995
url http://hdl.handle.net/10400.22/20859
identifier_str_mv TID:203286995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497274277888