Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200118 |
Resumo: | Resumo Este artigo analisa a experiência de 100 indivíduos (50 brasileiros e 50 portugueses) no contexto de um sistema conversacional com assistente de voz automatizado. A avaliação da UX foi realizada em diferentes etapas: cálculo da estatística descritiva, análise das frases ditas pelos utilizadores e aplicação da escala SUS. Esta abordagem metodológica permitiu verificar que o protótipo conceptual simula um produto com grande potencial para facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam em salões de estética e beleza. No entanto, há funcionalidades que devem ser redesenhadas, como a escolha dos nomes dos botões e a acessibilidade da ferramenta. Outra contribuição do estudo é a confirmação de que há opiniões divergentes entre as populações da amostra, brasileira e portuguesa, mostrando que a solução teve melhor aceitação entre os portugueses. Esta última questão é um dos aspetos mais relevantes dos achados deste trabalho, pois pode comprometer o sucesso de tal assistente. |
id |
RCAP_9da4eb1d051ff27c572d839d27b7925f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-98952023000200118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de vozsistemas conversacionaischatbotsassistentes virtuaisinteligência artificialacessibilidadeexperiência do utilizador (UX)Resumo Este artigo analisa a experiência de 100 indivíduos (50 brasileiros e 50 portugueses) no contexto de um sistema conversacional com assistente de voz automatizado. A avaliação da UX foi realizada em diferentes etapas: cálculo da estatística descritiva, análise das frases ditas pelos utilizadores e aplicação da escala SUS. Esta abordagem metodológica permitiu verificar que o protótipo conceptual simula um produto com grande potencial para facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam em salões de estética e beleza. No entanto, há funcionalidades que devem ser redesenhadas, como a escolha dos nomes dos botões e a acessibilidade da ferramenta. Outra contribuição do estudo é a confirmação de que há opiniões divergentes entre as populações da amostra, brasileira e portuguesa, mostrando que a solução teve melhor aceitação entre os portugueses. Esta última questão é um dos aspetos mais relevantes dos achados deste trabalho, pois pode comprometer o sucesso de tal assistente.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200118RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.50 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200118Camargo,JulianaNunes,JoséAntunes,Maria JoãoMealha,ÓscarAbrantes,CarolinaNóbrega,Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:30Zoai:scielo:S1646-98952023000200118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:17.495304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
title |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
spellingShingle |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz Camargo,Juliana sistemas conversacionais chatbots assistentes virtuais inteligência artificial acessibilidade experiência do utilizador (UX) |
title_short |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
title_full |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
title_fullStr |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
title_full_unstemmed |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
title_sort |
Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz |
author |
Camargo,Juliana |
author_facet |
Camargo,Juliana Nunes,José Antunes,Maria João Mealha,Óscar Abrantes,Carolina Nóbrega,Luís |
author_role |
author |
author2 |
Nunes,José Antunes,Maria João Mealha,Óscar Abrantes,Carolina Nóbrega,Luís |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo,Juliana Nunes,José Antunes,Maria João Mealha,Óscar Abrantes,Carolina Nóbrega,Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sistemas conversacionais chatbots assistentes virtuais inteligência artificial acessibilidade experiência do utilizador (UX) |
topic |
sistemas conversacionais chatbots assistentes virtuais inteligência artificial acessibilidade experiência do utilizador (UX) |
description |
Resumo Este artigo analisa a experiência de 100 indivíduos (50 brasileiros e 50 portugueses) no contexto de um sistema conversacional com assistente de voz automatizado. A avaliação da UX foi realizada em diferentes etapas: cálculo da estatística descritiva, análise das frases ditas pelos utilizadores e aplicação da escala SUS. Esta abordagem metodológica permitiu verificar que o protótipo conceptual simula um produto com grande potencial para facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam em salões de estética e beleza. No entanto, há funcionalidades que devem ser redesenhadas, como a escolha dos nomes dos botões e a acessibilidade da ferramenta. Outra contribuição do estudo é a confirmação de que há opiniões divergentes entre as populações da amostra, brasileira e portuguesa, mostrando que a solução teve melhor aceitação entre os portugueses. Esta última questão é um dos aspetos mais relevantes dos achados deste trabalho, pois pode comprometer o sucesso de tal assistente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200118 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.50 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137368509251584 |