Práticas de educação ambiental nas escolas públicas estaduais de EXU-Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9691 |
Resumo: | A educação ambiental tem se configurado como um processo de educação que dissemina uma nova cultura comportamental, uma atitude mais responsável do homem em relação ao seu meio ambiente natural. A sua aplicação na sala de aula do Ensino Médio parece tornar o processo educativo bem mais orientado para uma consciência cidadã. O objetivo do presente estudo foi analisar as práticas de educação ambiental de professores de escolas públicas de ensino médio de Exu, Pernambuco, relatadas pelos próprios. Metodologicamente, este estudo se configura como um estudo de campo, de natureza exploratória e descritiva, que utilizou questionário para coleta das informações. Os sujeitos da pesquisa foram 15 professores de ambos os sexos. Os resultados demonstraram estar o termo educação ambiental associado à(os):ação prática (29,8%),justificativa (53,2%) e valores associados (17,0%). Além disso, percebe-se que os conteúdos estão sendo repassados em forma de projetos (53,3%), embora 100% considerem a inserção da educação ambiental importante nas atividades cotidianas. As estratégias didáticas se mostraram diversificadas: debates, músicas, palestras, passeios, vídeos, desenhos, coleta e separação do lixo, teatro, cartilhas e painéis educativos. As iniciativas efetivas em termos de mudança de comportamento dos alunos ainda não pareceram suficientesaos docentes. Concluiu-se, a partir disso, que a Educação Ambiental ainda representa um desafio político e pedagógico nas escolas de Exu, Pernambuco. |
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Práticas de educação ambiental nas escolas públicas estaduais de EXU-PernambucoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALPRÁTICAS EDUCATIVASESCOLAS PÚBLICASPROFESSORESESTUDOS DE CASOBRASILPERNAMBUCOEDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESSTATE SCHOOLSTEACHERSCASE STUDIESBRAZILPERNAMBUCOA educação ambiental tem se configurado como um processo de educação que dissemina uma nova cultura comportamental, uma atitude mais responsável do homem em relação ao seu meio ambiente natural. A sua aplicação na sala de aula do Ensino Médio parece tornar o processo educativo bem mais orientado para uma consciência cidadã. O objetivo do presente estudo foi analisar as práticas de educação ambiental de professores de escolas públicas de ensino médio de Exu, Pernambuco, relatadas pelos próprios. Metodologicamente, este estudo se configura como um estudo de campo, de natureza exploratória e descritiva, que utilizou questionário para coleta das informações. Os sujeitos da pesquisa foram 15 professores de ambos os sexos. Os resultados demonstraram estar o termo educação ambiental associado à(os):ação prática (29,8%),justificativa (53,2%) e valores associados (17,0%). Além disso, percebe-se que os conteúdos estão sendo repassados em forma de projetos (53,3%), embora 100% considerem a inserção da educação ambiental importante nas atividades cotidianas. As estratégias didáticas se mostraram diversificadas: debates, músicas, palestras, passeios, vídeos, desenhos, coleta e separação do lixo, teatro, cartilhas e painéis educativos. As iniciativas efetivas em termos de mudança de comportamento dos alunos ainda não pareceram suficientesaos docentes. Concluiu-se, a partir disso, que a Educação Ambiental ainda representa um desafio político e pedagógico nas escolas de Exu, Pernambuco.Environmental education has been configured in a process of education that disseminates a new behavioral culture, a more responsible attitude of man towards his natural environment. Its application in the middle school classroom seems to make the educational process much more oriented towards a citizen conscience. The aim of the present study was to analyze the environmental education practices of teachers of public high schools, in public schools of Exu, State of Pernambuco. It was an exploratory and descriptive field study that used a questionnaire to collect information. The sample consisted of 15 teachers of both sexes. The results showed the term environmental education associated to: Practical action (29.8%), Justification (53.2%) and Associated values (17.0%). That the contents are being passed on in the form of projects (53.3%), although 100% consider the inclusion of environmental education important in daily activities. The didactic strategies were diversified: Debates, music, lectures, tours, videos, drawings, collection and separation of garbage, theater, booklets and educational panels. The effective initiatives in terms of behavior change of the students still did not seem to the teachers, even enough. It was concluded that environmental education still represents a political and pedagogical challenge in the schools of Exu city.2019-07-11T11:17:49Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9691TID:202260402porSaraiva, Aldenir de Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:05.315027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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