Arte com cidadania e cidadania com arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1524 |
Resumo: | A principal finalidade deste estudo é compreender o papel que um currículo artístico pode desempenhar em termos de Educação Cívica. Os seus objectivos relacionam-se com a compreensão da complexidade da comunicação intrapessoal e interpessoal a partir da exploração de actividades de expressão criativa e do seu contributo em termos de cidadania, respeito humano e afectos. A investigação – acção foi o método utilizado para investigar esses conceitos com vinte e duas crianças de uma turma da Escola EB2,3 de António Feijó em Ponte de Lima, num Projecto intitulado Pintar a Cidadania, nas aulas de Educação Cívica, área de Projecto e Educação Visual e Tecnológica (EVT). O Projecto contou com o apoio de uma professora especialista de EVT, com experiência artística na área da Pintura. Pintar a Cidadania envolveu a revisão de literatura multicultural e privilegiou a análise da aprendizagem de ser cidadão, a reflexão de conceitos de afectividade, autoconhecimento e relação com o outro. Os dados recolhidos a partir de comentários de crianças, encarregados de educação e professores de todas as áreas disciplinares do conselho de turma permitiram, juntamente com as respostas artísticas das crianças, evidenciar uma forte motivação para o tema em estudo. Verificou-se igualmente a necessidade de continuar a aprofundar projectos futuros sobre valores, atitudes e direitos humanos, apoiados na análise de obras de arte de cinco artistas Europeus, uma vez que a turma aceitou colaborar num Projecto internacional intitulado Images and Identity, a decorrer na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo em colaboração com outras cinco Instituições Europeias, de Ensino Superior. A metodologia adoptada foi considerada a mais adequada, pois permitiu uma forte interacção adulto/criança, facilitadora de um re – significar permanente da relação professora/crianças alicerçada num elo afectivo de amizade e respeito, que ficou espelhado nas imagens criadas pelas crianças como resultado de tal função detonadora/estimulante do brotar espontâneo das imagens interiores infantis. O resultado final deste projecto foi apresentado numa Exposição de vinte e duas telas na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no mês de Fevereiro de 2010. |
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Arte com cidadania e cidadania com arteCidadania e educação artísticaInterdisciplinaridadeValores humanosFormação de professoresCitizenship and artistic educationInterdisciplinaryHuman valuesTeachers’ trainingA principal finalidade deste estudo é compreender o papel que um currículo artístico pode desempenhar em termos de Educação Cívica. Os seus objectivos relacionam-se com a compreensão da complexidade da comunicação intrapessoal e interpessoal a partir da exploração de actividades de expressão criativa e do seu contributo em termos de cidadania, respeito humano e afectos. A investigação – acção foi o método utilizado para investigar esses conceitos com vinte e duas crianças de uma turma da Escola EB2,3 de António Feijó em Ponte de Lima, num Projecto intitulado Pintar a Cidadania, nas aulas de Educação Cívica, área de Projecto e Educação Visual e Tecnológica (EVT). O Projecto contou com o apoio de uma professora especialista de EVT, com experiência artística na área da Pintura. Pintar a Cidadania envolveu a revisão de literatura multicultural e privilegiou a análise da aprendizagem de ser cidadão, a reflexão de conceitos de afectividade, autoconhecimento e relação com o outro. Os dados recolhidos a partir de comentários de crianças, encarregados de educação e professores de todas as áreas disciplinares do conselho de turma permitiram, juntamente com as respostas artísticas das crianças, evidenciar uma forte motivação para o tema em estudo. Verificou-se igualmente a necessidade de continuar a aprofundar projectos futuros sobre valores, atitudes e direitos humanos, apoiados na análise de obras de arte de cinco artistas Europeus, uma vez que a turma aceitou colaborar num Projecto internacional intitulado Images and Identity, a decorrer na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo em colaboração com outras cinco Instituições Europeias, de Ensino Superior. A metodologia adoptada foi considerada a mais adequada, pois permitiu uma forte interacção adulto/criança, facilitadora de um re – significar permanente da relação professora/crianças alicerçada num elo afectivo de amizade e respeito, que ficou espelhado nas imagens criadas pelas crianças como resultado de tal função detonadora/estimulante do brotar espontâneo das imagens interiores infantis. O resultado final deste projecto foi apresentado numa Exposição de vinte e duas telas na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no mês de Fevereiro de 2010.The main purpose of this study is to understand the role that an artistic curriculum may perform in proper form of Civic Education. Its goals are connected with the understanding of the complexity of intrapersonal and interpersonal communication from the exploitation of creative expression activities and of its contribution in proper form of citizenship, human respect and affection. The investigation-action was the method used to investigate these concepts with twenty-two children of a class from Escola EB 2, 3 de António Feijó in Ponte de Lima, in a Project named “Pintar a Cidadania” (Painting Citizenship), in the classes of Civic Formation, Project Area and Visual and Technological Education (EVT). The Project counted on the support of a teacher EVT expert, with artistic experience in the Painting area. Painting Citizenship involved the revision on multicultural literature and privileged the analysis of the learning of how to become a citizen, the reflection of affectivity concepts, self-knowledge and relation with the other. The obtained data from the children’s comments, from their parents’ and from the teachers’ of every subjects and areas allowed, together with the children’s’ artistic answers, to evince a strong motivation towards the theme in study. It was also proved the need of continuing to delve deeply into future projects about values, attitudes and Human Rights, based on the analysis of five European artists’ masterpieces, seeing that the class accepted to collaborate in an International Project named “Images and Identity”, which is occurring at Escola Superior de Educação de Viana do Castelo in cooperation with five other European Institutions of Higher Education. The methodology which was adopted was considerate the most appropriate, because it allowed a strong interaction adult/ child, which promoted a permanent re-meaning of the teacher/ children relationship based on an affective bond of friendship and respect, which was obvious on the pictures created by the children as an outcome of such detonator/ stimulating function of the spontaneous sprout of the childhood interior images. The final result of this project was presented at an exhibition of twenty-two painter’s canvas at Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, in February 2010.2016-04-13T14:51:00Z2011-04-01T00:00:00Z2011-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1524porGomes, Maria Flor Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:26Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:10.291334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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