Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sumbo, Hernani Bungo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41332
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_9ec0215d5aacd375f0d8dc0a73608e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formaçãoOrganizaçãoEstrutura organizacionalFormação profissionalFormação profissional contínuaNecessidades de formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este trabalho tem como título, a formação profissional contínua nas organizações – relevância do diagnóstico de necessidades de formação, e se enquadra no âmbito do curso de mestrado em Educação e Formação, na especialidade de Gestão e Organização da Educação e Formação. De forma geral, o nosso relatório de estágio está composto por três grandes capítulos: no primeiro falamos sobre a caraterização da empresa; no segundo apresentamos o projeto de pesquisa e no terceiro fizemos a descrição e reflexão de todas atividades realizadas no trabalho de estágio. Para a parte metodológica do trabalho, adotamos o paradigma fenomenológico-interpretativo, a abordagem qualitativa, sustentada pela estratégia de estudo de caso. Para a recolha e tratamento dos dados usamos como técnicas a análise documental/arquivística, observação participante, entrevista e a análise de conteúdo. O trabalho de estágio foi realizado na empresa Vantagem+, onde tivemos a oportunidade de aprender e desenvolver muitas competências relevantes para a função de um técnico superior de Educação e Formação.The title of this paper is “Continuing Vocational Training in Organizations: relevance of the diag-nosis of training needs”, and fits within the scope of the master's degree course in Education and Training, in the field of Management and Organization of Education and Training. In general, the report describes the internship developed and consists of three major chapters: first we talk about the characterization of the institution; second we present the research project, and third, we describe and reflect on all activities carried out in the internship work. For the methodolog-ical part of the work, we adopted the phenomenological-interpretative paradigm, the qualita-tive approach, supported by the case study strategy. For data collection and processing we use documentary / archival analysis, participant observation, interview, and content analysis as techniques. The internship was carried out at Vantagem+, where we had the opportunity to learn and develop many relevant skills to the senior role of the Education and Training techni-cian.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSumbo, Hernani Bungo2020-01-22T15:13:46Z20192019-10-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:36.838001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
title Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
spellingShingle Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
Sumbo, Hernani Bungo
Organização
Estrutura organizacional
Formação profissional
Formação profissional contínua
Necessidades de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
title_full Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
title_fullStr Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
title_full_unstemmed Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
title_sort Formação profissional contínua nas organizações : relevância do diagnóstico de necessidades de formação
author Sumbo, Hernani Bungo
author_facet Sumbo, Hernani Bungo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sumbo, Hernani Bungo
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Estrutura organizacional
Formação profissional
Formação profissional contínua
Necessidades de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Organização
Estrutura organizacional
Formação profissional
Formação profissional contínua
Necessidades de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-15
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-22T15:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41332
url http://hdl.handle.net/10451/41332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134485521891328