Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7851 |
Resumo: | O presente relatório vem no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto e está dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada que foi realizada no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum”. Nela encontram-se os diversos dados relativos a este estágio como contextualização da escola e da turma, sumários, planificações e reflexões. Na segunda parte, desenvolvemos a problemática orientadora do estudo de investigação conduzido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e tentamos, a partir da Música Tradicional Portuguesa, encontrar mecanismos e estratégias para ultrapassar a problemática do desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical. O estudo foi desenvolvido através de uma metodologia de índole qualitativa na forma de investigação-ação (I-A). Foram criados inquéritos por questionário e usadas as fichas de avaliação para analisar os resultados obtidos pelos alunos de modo a obter os resultados e deles inferir conclusões. Concluímos que é positivo o impacto do uso da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva bem como na motivação dos alunos de Formação Musical. |
id |
RCAP_9ed7f516654a1cf25a585e9007fb87ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musicalMúsica tradicional portuguesaPerceção auditivaTradicional portuguese musicAuditory perceptionDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório vem no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto e está dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada que foi realizada no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum”. Nela encontram-se os diversos dados relativos a este estágio como contextualização da escola e da turma, sumários, planificações e reflexões. Na segunda parte, desenvolvemos a problemática orientadora do estudo de investigação conduzido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e tentamos, a partir da Música Tradicional Portuguesa, encontrar mecanismos e estratégias para ultrapassar a problemática do desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical. O estudo foi desenvolvido através de uma metodologia de índole qualitativa na forma de investigação-ação (I-A). Foram criados inquéritos por questionário e usadas as fichas de avaliação para analisar os resultados obtidos pelos alunos de modo a obter os resultados e deles inferir conclusões. Concluímos que é positivo o impacto do uso da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva bem como na motivação dos alunos de Formação Musical.Abstract : This report within the scope of the Master in Music Teaching – Variant of Musical Formation and Ensemble Music and is divided in two parts. The first will describes the Supervised Teaching Practice that was carried out in the school year 2020/2021 at the Conservatory of Music of Seia “Collegium Musicum”. It contains the various data related to this internship, such as the context of the Conservatory and the class, summaries, planning and reflections. In the second part, we develop the guiding problematic of the research study conducted throughout the Supervised Teaching Practice, and try, based on Portuguese Traditional Music, to find mechanisms and strategies to overcome the problem of developing de auditory perception of Musical Education students. The study was developed through a qualitative methodology in the form of action-research (A-R). Questionnaire surveys were created and evolution sheets were used to analyze the results obtained by the students in order to obtain the results and infer conclusions from them. We concluded that is positive impact of the use of Portuguese Traditional Music on the process of developing auditory perception as well as on motivation of Musical Education students.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAbreu, Rafael Alexandre Guerreiro2022-01-14T12:00:19Z202120222021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7851TID:202885739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:20.284325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
title |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
spellingShingle |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical Abreu, Rafael Alexandre Guerreiro Música tradicional portuguesa Perceção auditiva Tradicional portuguese music Auditory perception Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
title_full |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
title_fullStr |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
title_full_unstemmed |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
title_sort |
Utilização da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de formação musical |
author |
Abreu, Rafael Alexandre Guerreiro |
author_facet |
Abreu, Rafael Alexandre Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da Raimundo, José Filomeno Martins Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Rafael Alexandre Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música tradicional portuguesa Perceção auditiva Tradicional portuguese music Auditory perception Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Música tradicional portuguesa Perceção auditiva Tradicional portuguese music Auditory perception Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório vem no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto e está dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada que foi realizada no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum”. Nela encontram-se os diversos dados relativos a este estágio como contextualização da escola e da turma, sumários, planificações e reflexões. Na segunda parte, desenvolvemos a problemática orientadora do estudo de investigação conduzido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e tentamos, a partir da Música Tradicional Portuguesa, encontrar mecanismos e estratégias para ultrapassar a problemática do desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical. O estudo foi desenvolvido através de uma metodologia de índole qualitativa na forma de investigação-ação (I-A). Foram criados inquéritos por questionário e usadas as fichas de avaliação para analisar os resultados obtidos pelos alunos de modo a obter os resultados e deles inferir conclusões. Concluímos que é positivo o impacto do uso da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva bem como na motivação dos alunos de Formação Musical. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-14T12:00:19Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7851 TID:202885739 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7851 |
identifier_str_mv |
TID:202885739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130847222169600 |