Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1721 |
Resumo: | O presente relatório é referente à Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes distintas: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II relativa à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório exponho, numa reflexão crítica e fundamentada as minhas vivências e aprendizagens conseguidas ao longo deste Mestrado, procurando refletir sobre as experiências realizadas em cada um dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada, e ainda uma síntese reflexiva de todo este processo. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade que incide sobre a Educação em Ciências, mais concretamente nas conceções alternativas dos alunos acerca do sistema urinário. O estudo levado a cabo foi um estudo de caso, de caráter qualitativo, por se pretender analisar e compreender as conceções alternativas dos alunos e compreender de que modo as tarefas implementadas ajudaram a alterar as conceções iniciais dos mesmos. Os dados recolhidos evidenciam, de uma forma geral, uma mudança conceptual decorrente do ensino dos conteúdos formais sobre o sistema urinário. Não obstante, verifica-se ainda a permanência de conceções alternativas a propósito da expulsão da urina, onde os alunos ainda referem os órgãos genitais como sendo os órgãos que expulsam a urina e não a uretra. |
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Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloSistema urinárioDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório é referente à Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes distintas: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II relativa à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório exponho, numa reflexão crítica e fundamentada as minhas vivências e aprendizagens conseguidas ao longo deste Mestrado, procurando refletir sobre as experiências realizadas em cada um dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada, e ainda uma síntese reflexiva de todo este processo. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade que incide sobre a Educação em Ciências, mais concretamente nas conceções alternativas dos alunos acerca do sistema urinário. O estudo levado a cabo foi um estudo de caso, de caráter qualitativo, por se pretender analisar e compreender as conceções alternativas dos alunos e compreender de que modo as tarefas implementadas ajudaram a alterar as conceções iniciais dos mesmos. Os dados recolhidos evidenciam, de uma forma geral, uma mudança conceptual decorrente do ensino dos conteúdos formais sobre o sistema urinário. Não obstante, verifica-se ainda a permanência de conceções alternativas a propósito da expulsão da urina, onde os alunos ainda referem os órgãos genitais como sendo os órgãos que expulsam a urina e não a uretra.Barata, Clarinda Luísa FerreiraCorreia, Sónia Cristina LopesIC-OnlinePereira, Daniela Sofia Santos2016-03-31T15:03:40Z2015-03-222015-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1721TID:201106680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:33Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:16.381407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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