Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniela Sofia Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1721
Resumo: O presente relatório é referente à Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes distintas: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II relativa à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório exponho, numa reflexão crítica e fundamentada as minhas vivências e aprendizagens conseguidas ao longo deste Mestrado, procurando refletir sobre as experiências realizadas em cada um dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada, e ainda uma síntese reflexiva de todo este processo. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade que incide sobre a Educação em Ciências, mais concretamente nas conceções alternativas dos alunos acerca do sistema urinário. O estudo levado a cabo foi um estudo de caso, de caráter qualitativo, por se pretender analisar e compreender as conceções alternativas dos alunos e compreender de que modo as tarefas implementadas ajudaram a alterar as conceções iniciais dos mesmos. Os dados recolhidos evidenciam, de uma forma geral, uma mudança conceptual decorrente do ensino dos conteúdos formais sobre o sistema urinário. Não obstante, verifica-se ainda a permanência de conceções alternativas a propósito da expulsão da urina, onde os alunos ainda referem os órgãos genitais como sendo os órgãos que expulsam a urina e não a uretra.
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