Modelo Dinâmico em Seguros para Negócio novo e continuado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49337 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
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Modelo Dinâmico em Seguros para Negócio novo e continuadoSeguro EmpresasTaxa de ConversãoElasticidadeModelo de Regressão LogísticaTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020A atividade seguradora em Portugal está em crescimento. Este setor é fundamental para a estabilidade da economia nacional, uma vez que abrange diversas áreas da vida dos seres humanos. Sejam essas a saúde, os bens, o financiamento ou a poupança. Associado ao crescente número de clientes está a competição entre entidades seguradoras para obter a liderança do mercado. Tendo esse objetivo, uma das principais funções das seguradoras é estudar as caraterísticas dos seus potenciais clientes. A variação do prémio é a variável que a seguradora pode alterar. Ao estudar a reação dos vários tipos de clientes face às alterações na tarifa, esta poderá encontrar o valor do prémio mais favorável à existência de uma harmonia entre a satisfação do cliente e o lucro da empresa. A concretização deste estágio insere-se num ramo particular do mercado segurador e teve como objetivo a análise da dinâmica de dois tipos de contratos, os contratos novos e os contratos continuados. Isto é, os contratos de clientes novos na empresa e os contratos de clientes que já existiam na empresa e pretendem renovar o contrato no fim da sua vigência. Desse modo, estudou-se a elasticidade dos clientes através da análise da taxa de conversão nos contratos novos e a probabilidade de renovação, através da construção de um modelo de renovação, nos contratos continuados. Contudo, por motivos de confidencialidade, não foi possível apresentar nesta versão do relatório, os resultados derivados da análise dos contratos novos. Na construção do modelo de renovação utilizaram-se as árvores de decisão e ainda a regressão Logística, para modelar a variável de resposta. A variável de resposta é uma variável binária que toma os valores 0 e 1, consoante o cliente renove ou não o contrato, respetivamente. No fim, compararam-se os vários modelos obtidos, e selecionou-se o mais adequado, de acordo com a análise dos índices relevantes, obtendo-se assim a panóplia de variáveis que influenciam a renovação. Essa descoberta permitiu a criação de alguns perfis de renovação.Insurance activity is constantly growing in Portugal. This sector is fundamental for the stability of the national economy, since it covers several areas of human beings' lives. Whether those are health, assets, financing or savings areas. Associated with the growing number of customers is the competition between insurance companies to obtain the market leadership. With this objective in mind, one of the main functions of the insurance companies is to study the characteristics of their potential customers. Since the premium variation is the only variable that the insurance company is able to control, when studying the reaction of the various types of customers in the face of changes in the tariff, the company can find the premium value which results in the best balance between customer satisfaction and the company's profit. This internship is integrated in a specific branch and aimed to analyze the dynamics of two types of contracts, new contracts and continuing contracts. Those are, contracts for new customers in the company and contracts for customers that already existed in the company and intend to renew the contract at the end of its term. The elasticity of customers was studied through the analysis of the conversion rate, in new contracts, and the likelihood of renewal, through the construction of a renewal model, in continuing contracts. However, due to the data confidentiality, it was not possible to include the results of the new contracts analysis in this report version. In the construction of the renewal model, decision trees and Logistic regression were used to model the response variable. The response variable was a binary variable that takes the values 0 and 1 depending on whether the customer renews the contract or not, respectively. In the end, the various models obtained were compared, and the most appropriate was selected, according to the analysis of the relevant performance indicators, thus obtaining the panoply of variables that influence the renewal. This discovery allowed the creation of some renewal profiles.Gomes, João José Ferreira, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCarmelo, Ana Madalena Coimbra2021-08-26T12:21:33Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49337TID:202696103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:00.401163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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