Perspectivas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a prescrição de trabalhos para casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daniela Filipa Monsanto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12877
Resumo: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Perspectivas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a prescrição de trabalhos para casaDiferenciação pedagógicaAutonomiaAvaliaçãoPrescriçãoTrabalhos para casaHomeworkPrescriptionPedagogical differentiationAutonomyEvaluationRelatório Final da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final tem como principal objetivo descrever e analisar de modo reflexivo a intervenção realizada na Prática de Ensino Supervisionada II, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório encontra-se organizado em 2 partes. Na primeira parte apresenta-se uma análise crítica e reflexiva da intervenção pedagógica em duas turmas de 5.º ano de escolaridade, numa instituição no Centro da cidade de Lisboa. Na segunda parte, apresenta-se o estudo subordinado ao tema “Perspetivas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a prescrição de trabalhos para casa”. Este estudo visou estudar as perspetivas de professores sobre a prescrição de trabalhos para casa no processo de ensino e aprendizagem no 1.º CEB. Em conformidade com as finalidades, identificaram-se os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar as perspetivas dos professores do 1.º CEB sobre a prescrição de TPC na sala de aula; (ii) Descrever o tipo de TPC prescrito pelos professores.; (iii) Identificar o tipo de correção dos TPC utilizada pelos professores.; (iv) Descrever as razões apresentadas pelos professores sobre a influência dos TPC na aprendizagem.; (v) Identificar o tempo despendido pelos alunos na realização dos TPC.; (vi) Descrever as razões para a não realização dos TPC por parte dos alunos.; (vii) Identificar a contribuição dos TPC para a avaliação formativa dos alunos. Para o desenvolvimento do estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário (online) como técnica de recolha de dados. Participaram no estudo 191 professores do 1.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso Software Statistical Package for Social Sciences v25 e ao Excel. Os resultados do estudo permitem destacar que a grande maioria dos professores concordam com a prescrição dos TPC e que uma metade dos inquiridos promove a diferenciação pedagógica.ABSTRACT The main objective of this final report is to reflectively describe and analyze the intervention carried out in Supervised Teaching Practice II, within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal of the 2nd Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon Higher School of Education). This report is organized in 2 parts. In the first part, a critical and reflective analysis of the pedagogical intervention is presented in two classes with the 5th year of schooling, in an institution in the center of Lisbon. In the second part, the study is presented under the theme “Perspectives of teachers of the 1st Cycle of Basic Education, on the prescription of homework”. This study aimed to study the perspectives of teachers on the prescription of homework in the teaching and learning process in the 1st CEB. In accordance with the purposes, the following specific objectives were identified: (i) Characterize the perspectives of the teachers of the 1st CEB on the prescription of Homework in the classroom; (ii) Describe the type of Homework prescribed by the teachers; (iii) Identify the type of correction of Homework used by teachers; (iv) Describe the reasons given by teachers about the influence of Homework on learning; (v) Identify the time spent by students in carrying out the Homework; (vi) Describe the reasons for the students' failure to perform the Homework; (vii) Identify the contribution of Homework to the formative assessment of students. For the development of the study, a quantitative methodology was used, favoring the questionnaire survey (online) as a data collection technique. 191 teachers from the 1st CEB participated in the study. Data processing was performed using the Software Statistical Package for Social Sciences v25 and Excel. The results of the study show that the vast majority of teachers agree with the prescription of homework and that half of the respondents promote pedagogical differentiation.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLSousa, Daniela Filipa Monsanto de2021-02-18T13:24:23Z2020-07-102020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12877TID:202628949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.380711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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