Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Marta Sofia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12970
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a35f5715d6c3d0fe9aceaa0165dee25a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEBResponsabilizaçãoAutonomiaTrabalhos para casaProcessos de prescriçaoProcessos de correçãoHomeworkPrescribing processesCorrecting processesAutonomyAccountabilityRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho consiste na apresentação descritiva e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica – num contexto de 2.º Ciclo do Ensino básico (CEB) – e na apresentação de um estudo de investigação. A investigação intitulada “Processos de prescrição e correção dos T.P.C. no 1º CEB” teve como finalidade estudar as conceções e as práticas de um grupo de professores do 1.º CEB sobre os processos de prescrição e correção dos trabalhos de casa utilizados em sala de aula. Em concordância, configuram-se como objetivos específicos do estudo: (i) caracterizar as perspetivas dos professores sobre os TPC; (ii) descrever a opinião dos professores sobre as formas de prescrição dos TPC; (iii) descrever a opinião dos professores sobre as formas de correção dos TPC. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário (online) como técnica de recolha de dados. Participaram no estudo 182 professores do 1.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso Software Statistical Package for Social Sciences v26. Os resultados do estudo permitem considerar que há uma relativa concordância por parte dos professores inquiridos no que respeita às finalidades de prescrição e correção dos TPC. Não obstante, as opiniões dividem-se quando se fala da forma de prescrição e correção dos trabalhos de casa, bem como à regularidade com que os mesmos devem ser realizados.ABSTRACT This report is in the scope of the course of Prática de Ensino Supervisionada II, of the Masters in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work consists of a descriptive and reflective presentation after a period of observation, intervention and pedagogical evaluation performed in the context of the 2nd cycle of basic education (CEB) - and in the presentation of a research study. The research work entitled “Processos de prescrição e correção dos T.P.C. no 1º CEB” aimed to study the conceptions and practices of a group of teachers from the 1st CEB on the prescription and correction processes of homework used in the classroom. Accordingly, the specific objectives of this research study were: (i) to characterize the teachers' perspectives on homework; (ii) to describe the opinion of teachers on the forms of prescription of homework; (iii) to describe the opinion of teachers on the forms of correcting homework. For this purpose, a quantitative methodology was used, favoring the questionnaire survey (online) as a data collection technique. 182 teachers from the 1st CEB participated in the study and data processing was performed using Software Statistical Package for Social Sciences v26. The Results of this study allow to consider that there is a relative conformity between all teaches enquired regarding their ways of prescriptions and corrections of homework’s. However, opinions are divided when referring to the form of prescribing and correcting homework’s, as well as the frequency of when these have to be realized.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLCastilho, Marta Sofia da Silva2021-02-26T09:28:03Z2020-07-092020-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12970TID:202629228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:00.052486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
title Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
spellingShingle Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
Castilho, Marta Sofia da Silva
Responsabilização
Autonomia
Trabalhos para casa
Processos de prescriçao
Processos de correção
Homework
Prescribing processes
Correcting processes
Autonomy
Accountability
title_short Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
title_full Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
title_fullStr Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
title_full_unstemmed Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
title_sort Processos de prescrição e correção dos T.P.C. de pofessores de 1º CEB
author Castilho, Marta Sofia da Silva
author_facet Castilho, Marta Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Marta Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilização
Autonomia
Trabalhos para casa
Processos de prescriçao
Processos de correção
Homework
Prescribing processes
Correcting processes
Autonomy
Accountability
topic Responsabilização
Autonomia
Trabalhos para casa
Processos de prescriçao
Processos de correção
Homework
Prescribing processes
Correcting processes
Autonomy
Accountability
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
2020-07-09T00:00:00Z
2021-02-26T09:28:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12970
TID:202629228
url http://hdl.handle.net/10400.21/12970
identifier_str_mv TID:202629228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133479792803840