O ensino da filosofia através do debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Alves Bettencourt dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1286
Resumo: Com o presente relatório de investigação procura-se analisar o tema do ensino da Filosofia através do debate. O debate apresenta-se como um processo didáctico útil para o ensino da filosofia no contexto da aula do ensino secundário. A questão de fundo que percorre a temática enunciada é a seguinte: será o debate um bom treino para fazer afirmações consistentes? Pretendemos saber se o debate é um bom treino para fazer afirmações consistentes, se é uma boa “ferramenta” de ensino na disciplina de Filosofia. No sentido de juntar a componente lectiva ao trabalho de investigação, realizámos uma sessão de debate numa turma de Filosofia de 11.º ano. A orientação da mesma segue a perspectiva didáctica do debate enunciado por Oscar Brenifier.
id RCAP_9f7123a2cd35705d5eeee2c1edef38ec
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da filosofia através do debateEnsino de filosofiaEnsino de filosofia - MetodologiaEnsino de filosofia - DebateCom o presente relatório de investigação procura-se analisar o tema do ensino da Filosofia através do debate. O debate apresenta-se como um processo didáctico útil para o ensino da filosofia no contexto da aula do ensino secundário. A questão de fundo que percorre a temática enunciada é a seguinte: será o debate um bom treino para fazer afirmações consistentes? Pretendemos saber se o debate é um bom treino para fazer afirmações consistentes, se é uma boa “ferramenta” de ensino na disciplina de Filosofia. No sentido de juntar a componente lectiva ao trabalho de investigação, realizámos uma sessão de debate numa turma de Filosofia de 11.º ano. A orientação da mesma segue a perspectiva didáctica do debate enunciado por Oscar Brenifier.Universidade da Beira InteriorDomingues, José António DuarteuBibliorumSantos, Ana Paula Alves Bettencourt dos2013-07-29T08:47:31Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:09.785421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da filosofia através do debate
title O ensino da filosofia através do debate
spellingShingle O ensino da filosofia através do debate
Santos, Ana Paula Alves Bettencourt dos
Ensino de filosofia
Ensino de filosofia - Metodologia
Ensino de filosofia - Debate
title_short O ensino da filosofia através do debate
title_full O ensino da filosofia através do debate
title_fullStr O ensino da filosofia através do debate
title_full_unstemmed O ensino da filosofia através do debate
title_sort O ensino da filosofia através do debate
author Santos, Ana Paula Alves Bettencourt dos
author_facet Santos, Ana Paula Alves Bettencourt dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, José António Duarte
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Alves Bettencourt dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Ensino de filosofia - Metodologia
Ensino de filosofia - Debate
topic Ensino de filosofia
Ensino de filosofia - Metodologia
Ensino de filosofia - Debate
description Com o presente relatório de investigação procura-se analisar o tema do ensino da Filosofia através do debate. O debate apresenta-se como um processo didáctico útil para o ensino da filosofia no contexto da aula do ensino secundário. A questão de fundo que percorre a temática enunciada é a seguinte: será o debate um bom treino para fazer afirmações consistentes? Pretendemos saber se o debate é um bom treino para fazer afirmações consistentes, se é uma boa “ferramenta” de ensino na disciplina de Filosofia. No sentido de juntar a componente lectiva ao trabalho de investigação, realizámos uma sessão de debate numa turma de Filosofia de 11.º ano. A orientação da mesma segue a perspectiva didáctica do debate enunciado por Oscar Brenifier.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2013-07-29T08:47:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1286
url http://hdl.handle.net/10400.6/1286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331645845504