A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4331
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_9f7a66b40f97572926c6c2f1272843a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicodisciplinajardim de infância1.ºCEBeducador/professorregrasdisciplinekindergarten1st cycle of basic educationeducator/professorrulesMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final de estágio debruça-se sobre a temática da disciplina no Pré Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os percursos realizados nos diversos estágios, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Na segunda parte é descrito o percurso investigativo desenvolvido, onde procurei conhecer e compreender os fatores que afetam a manutenção da disciplina e conhecer formas de prevenir ou alterar comportamentos disruptivos. O presente estudo é qualitativo, sendo que o instrumento utilizado foram as entrevistas, para poder conhecer a opinião dos entrevistados sobre o que entendem por (in)disciplina em contexto escolar. Os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a educadoras, professoras e alunos do 1.º CEB. Os sujeitos da amostra foram duas educadoras de Creche e uma educadora do Jardim de Infância, três professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo uma delas do 2.º ano, outra do 3.º e outra do 4.º ano e oito crianças do 1.º CEB, todas pertencentes ao 2.º ano de escolaridade. A forma de análise dos dados recolhidos foi realizada através dos procedimentos de Bardin, nomeadamente a identificação das unidades de sentido e a sua categorização em categorias e subcategorias. Após a análise e organização dos dados, verificou-se que não existe uma concordância total entre os discursos dos sujeitos da amostra, existindo algumas discrepâncias. A definição de regras em conjunto com o grupo é importante para que haja um bom funcionamento e relacionamento em sala, sendo também essencial que o educador/professor conheça a sua criança num todo e que saiba agir perante qualquer situação. É de salientar que não existe uma única regra que seja aplicada a uma criança ou a um grupo sobre um determinado tema, pois todas as crianças são diferentes. Portanto, o modo como se atua, como se observa e se está em qualquer lugar, deve ser realizado de forma adequada, calma e correta, independentemente de cada caso em concreto.This final internship report lays on discipline in pre-school and 1 st cycle of basic education, and it is divided in two different parts. The first part shows the path taken in the different internships, during the master´s in pre-school education and the 1 st cycle of basic education teaching. The second part shows the developed research path, where the main goal was to comprehend the diverse factors that affect the maintenance of discipline and know other ways to prevent and correct bad behaviors. The present study is qualitative, once the interviews where the main object of information to know the opinion of the people interviewed about discipline or the lack of it in scholar context. The data collected comes from interviews made to educators, teachers and 1 st cycle of basic education students. The sample is composed by two baby educators, one from a kindergarten, three 1 st cycle of basic education teachers, where one is from the 2nd year, other from the 3rd year and the last one teaches the 4th year and eight children from the 1 st cycle of basic education, all belonging to the 2nd year. The data collected were analyzed through the Bardin procedure, more specifically the identification of the meaning units and their categorization into categories and subcategories. After data organization and further analysis, was noted that is there no total correlation between the subject’s speeches, existing some discrepancies. Establish the rules together with the group is important to a good functioning and relationship in class, however it is essential that the educator/professor knows the children and knows how to act in any situation. It is noteworthy that there isn’t one single rule applied to one children or group of kids about one specific theme, once all kids are different. Therefore, how to act, how to observe and how to be in any place must be done properly, calmly and correctly, regardless of each particular case.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBotas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira2023-03-05T17:26:12Z2023-02-132023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4331TID:203239121por203239121info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:58.302681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Botas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira
disciplina
jardim de infância
1.ºCEB
educador/professor
regras
discipline
kindergarten
1st cycle of basic education
educator/professor
rules
title_short A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
author Botas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira
author_facet Botas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Botas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv disciplina
jardim de infância
1.ºCEB
educador/professor
regras
discipline
kindergarten
1st cycle of basic education
educator/professor
rules
topic disciplina
jardim de infância
1.ºCEB
educador/professor
regras
discipline
kindergarten
1st cycle of basic education
educator/professor
rules
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-05T17:26:12Z
2023-02-13
2023-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4331
TID:203239121
url http://hdl.handle.net/10400.15/4331
identifier_str_mv TID:203239121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203239121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048755437568