O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19595
Resumo: O presente projeto é o resultado do estágio curricular realizado na agência de Marketing digital Growme, integrado no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. Inicialmente será feita uma breve caracterização dos conceitos de marketing digital que foram aplicados durantes as tarefas no decorrer do estágio. O principal foco do estágio incidiu sobre as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instagram, na vertente do e-mail Marketing, através do envio de diversas campanhas e newsletters, na criação de conteúdos interessantes ao público para as páginas sociais das marcas, como também para os seus websites através da criação de artigos de blogue e anúncios através de Google Ads. Para além destas tarefas, verificou-se a participação em outros projetos com outras funções que serão abordadas ao longo do presente relatório. Em alguns dos projetos apresentados, os clientes tinham as suas páginas e websites estagnados. Após o começo das campanhas dos clientes, constatou-se que abordagens mais recorrentes e cuidadas eram necessárias em algumas ações de comunicação no âmbito digital. O resultado dessas ações durante o estágio, conduziram a uma melhoria do alcance orgânico nestas páginas, transformando este público alcançado, em potenciais clientes. Por último será feita uma reflexão crítica sobre todo este processo de estágio.
id RCAP_9f9cc181235630b7ada62de6aec4e5d9
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digitalMarketingRedes sociaisMarketing digitalSearch engine optimizationSearch engine marketingEmail marketingSocial media marketingGoogle adsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente projeto é o resultado do estágio curricular realizado na agência de Marketing digital Growme, integrado no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. Inicialmente será feita uma breve caracterização dos conceitos de marketing digital que foram aplicados durantes as tarefas no decorrer do estágio. O principal foco do estágio incidiu sobre as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instagram, na vertente do e-mail Marketing, através do envio de diversas campanhas e newsletters, na criação de conteúdos interessantes ao público para as páginas sociais das marcas, como também para os seus websites através da criação de artigos de blogue e anúncios através de Google Ads. Para além destas tarefas, verificou-se a participação em outros projetos com outras funções que serão abordadas ao longo do presente relatório. Em alguns dos projetos apresentados, os clientes tinham as suas páginas e websites estagnados. Após o começo das campanhas dos clientes, constatou-se que abordagens mais recorrentes e cuidadas eram necessárias em algumas ações de comunicação no âmbito digital. O resultado dessas ações durante o estágio, conduziram a uma melhoria do alcance orgânico nestas páginas, transformando este público alcançado, em potenciais clientes. Por último será feita uma reflexão crítica sobre todo este processo de estágio.The present project is the result of the curricular internship that took place at the digital Marketing agency Growme, as part of the master’s degree in marketing management in Faculty of Economics, University of Algarve. Initially, the various topics related do digital Marketing will be reviewed. These concepts will be discussed theoretically because they were applied during the tasks of the internship. The focus was on social media, namely Facebook, Instagram, but also also on e-mail Marketing, through the sending of various campaigns and newsletters. In addition, creating new content for the public of the clients' social pages was made, followed by creating websites, blog articles, and finally advertisements through Google Ads. In addition to these main tasks, other projects were developed with specific functions that will be addressed throughout this report. In some of the projects, these clients had stagnant pages and websites regarding customer interaction. After the beginning of the campaigns, during the internship, a more contemporary approach was made in the digital actions, which helped the organic reach on these pages, eventually turning the audience into potential clients of the brand’s products.Matos, NélsonRamos, Célia M. Q.SapientiaSilva, Jorge Martins2023-05-19T09:56:05Z2023-01-092023-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19595TID:203289854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:12.023255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
title O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
spellingShingle O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
Silva, Jorge Martins
Marketing
Redes sociais
Marketing digital
Search engine optimization
Search engine marketing
Email marketing
Social media marketing
Google ads
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
title_full O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
title_fullStr O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
title_full_unstemmed O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
title_sort O marketing digital na comunicação com os consumidores e a influência da imagem da marca no meio digital
author Silva, Jorge Martins
author_facet Silva, Jorge Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Nélson
Ramos, Célia M. Q.
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Redes sociais
Marketing digital
Search engine optimization
Search engine marketing
Email marketing
Social media marketing
Google ads
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Marketing
Redes sociais
Marketing digital
Search engine optimization
Search engine marketing
Email marketing
Social media marketing
Google ads
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente projeto é o resultado do estágio curricular realizado na agência de Marketing digital Growme, integrado no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. Inicialmente será feita uma breve caracterização dos conceitos de marketing digital que foram aplicados durantes as tarefas no decorrer do estágio. O principal foco do estágio incidiu sobre as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instagram, na vertente do e-mail Marketing, através do envio de diversas campanhas e newsletters, na criação de conteúdos interessantes ao público para as páginas sociais das marcas, como também para os seus websites através da criação de artigos de blogue e anúncios através de Google Ads. Para além destas tarefas, verificou-se a participação em outros projetos com outras funções que serão abordadas ao longo do presente relatório. Em alguns dos projetos apresentados, os clientes tinham as suas páginas e websites estagnados. Após o começo das campanhas dos clientes, constatou-se que abordagens mais recorrentes e cuidadas eram necessárias em algumas ações de comunicação no âmbito digital. O resultado dessas ações durante o estágio, conduziram a uma melhoria do alcance orgânico nestas páginas, transformando este público alcançado, em potenciais clientes. Por último será feita uma reflexão crítica sobre todo este processo de estágio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19T09:56:05Z
2023-01-09
2023-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19595
TID:203289854
url http://hdl.handle.net/10400.1/19595
identifier_str_mv TID:203289854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133339384283136