Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481 |
Resumo: | O presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy. |
id |
RCAP_9fd314a54eb4b324d9f8481a6fff5e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/481 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de AprendizagemDificuldades escolares - Learning difficultiesAvalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluationRela??o terap?utica - Therapeutic relationshipLudoterapia - Play therapyO presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy.ISMT2016-04-27T09:56:10Z2016-04-272015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481TID:201088738porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:41Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:14.499062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
title |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
spellingShingle |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora) Dificuldades escolares - Learning difficulties Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship Ludoterapia - Play therapy |
title_short |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
title_full |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
title_fullStr |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
title_sort |
Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem |
author |
Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora) |
author_facet |
Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora) |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades escolares - Learning difficulties Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship Ludoterapia - Play therapy |
topic |
Dificuldades escolares - Learning difficulties Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship Ludoterapia - Play therapy |
description |
O presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-27T09:56:10Z 2016-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481 TID:201088738 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481 |
identifier_str_mv |
TID:201088738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136430223523840 |