Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481
Resumo: O presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy.
id RCAP_9fd314a54eb4b324d9f8481a6fff5e97
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de AprendizagemDificuldades escolares - Learning difficultiesAvalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluationRela??o terap?utica - Therapeutic relationshipLudoterapia - Play therapyO presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy.ISMT2016-04-27T09:56:10Z2016-04-272015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481TID:201088738porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:41Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:14.499062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
title Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
spellingShingle Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)
Dificuldades escolares - Learning difficulties
Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation
Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship
Ludoterapia - Play therapy
title_short Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
title_full Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
title_fullStr Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
title_full_unstemmed Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
title_sort Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem
author Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)
author_facet Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades escolares - Learning difficulties
Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation
Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship
Ludoterapia - Play therapy
topic Dificuldades escolares - Learning difficulties
Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation
Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship
Ludoterapia - Play therapy
description O presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-27T09:56:10Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481
TID:201088738
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481
identifier_str_mv TID:201088738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136430223523840