INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104943 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_9fd3f411f8eb3b9e46b966f0ffafcca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/104943 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAISINTERNATIONALIZATION OF SME WITH THE AID OF DIGITAL TOOLSInternacionalizaçãoFerramentas DigitaisPMEGlobalizaçãoFacebook AdsInternationalizationDigital ToolsSMEsGlobalizationFacebook AdsRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaCom o começo da era digital e a globalização, a internacionalização para PMEs tornou-se um processo quase indispensável no seu ciclo de vida, as ferramentas digitais aproximaram os mercados e permitiram baixar custos de expansão do negócio. Para Freire (2020), uma vez que estão definidas as estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para o país de origem, a empresa deve analisar transpor as suas atividades para outros mercados, ou seja, a empresa deverá pensar nos processos de internacionalização e modos de entrada para novos mercados. O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito de disciplina de Estágio Curricular, visando a conclusão do segundo ciclo de estudos do Mestrado em Marketing, lecionado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, abordando o tema a internacionalização das PMEs e como as ferramentas digitais podem auxiliar este processo. A primeira abordagem do tema passa por demonstrar a importância das PMEs no mercado nacional e europeu, de seguida e de modo mais aprofundado são analisados os desafios e modelos diferentes da internacionalização. Na parte do estágio irão ser apresentados os objetivos do estágio, uma breve descrição da entidade de acolhimento e das tarefas desenvolvidas. No que diz respeito as responsabilidades assumidas, o estudo de mercado e apoio nas atividades diárias foram os essenciais para o estágio curricular.Por último, é feita uma análise crítica à revisão teórica e ao estágio, onde são abordadas as limitação e dificuldades sentidas, tal como as competências adquiridas.With the beginning of the digital age and globalization, internationalization for SMEs has become an almost indispensable process in their life cycle, digital tools have brought markets closer and allowed lower costs of business expansion. For Freire (2020), once the product-market and vertical integration strategies are defined for the country of origin, the company must analyze transposing its activities to other markets, that is, the company must think about the internationalization processes and modes of entry into new markets.This internship report was carried out within the scope of the Curricular Internship subject, aiming at the conclusion of the second cycle of studies of the Master in Marketing, taught by the Faculty of Economics of the University of Coimbra, addressing the topic of the internationalization of SMEs and how digital tools can help this process.The first approach to the topic is to demonstrate the importance of SMEs in the national and European market, then, and in more depth, the challenges and different models of internationalization are analyzed. In the internship part, the objectives of the internship will be presented, a brief description of the host entity and the tasks developed. Regarding the responsibilities assumed, the market study and support in daily activities were essential for the curricular internship. Finally, a critical analysis is made of the theoretical review and the internship, where limitations and difficulties felt, such as as the skills acquired.2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104943http://hdl.handle.net/10316/104943TID:203189841porYurchenko, Alina Oleksandrivnainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-26T23:02:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:33.785763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS INTERNATIONALIZATION OF SME WITH THE AID OF DIGITAL TOOLS |
title |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS |
spellingShingle |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS Yurchenko, Alina Oleksandrivna Internacionalização Ferramentas Digitais PME Globalização Facebook Ads Internationalization Digital Tools SMEs Globalization Facebook Ads |
title_short |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS |
title_full |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS |
title_fullStr |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS |
title_sort |
INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS |
author |
Yurchenko, Alina Oleksandrivna |
author_facet |
Yurchenko, Alina Oleksandrivna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yurchenko, Alina Oleksandrivna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Ferramentas Digitais PME Globalização Facebook Ads Internationalization Digital Tools SMEs Globalization Facebook Ads |
topic |
Internacionalização Ferramentas Digitais PME Globalização Facebook Ads Internationalization Digital Tools SMEs Globalization Facebook Ads |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/104943 http://hdl.handle.net/10316/104943 TID:203189841 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/104943 |
identifier_str_mv |
TID:203189841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134105844056064 |