Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Graça Simões de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Sá, Joaquim, Lima, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34868
Resumo: Temos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores.
id RCAP_a0287ba4f0ada7d83278181b55e89bf2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amidoExperimental primary science teaching training : study of starch digestion by salivaPrimary scienceTeacher's trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTemos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores.We have been developing a continuous primary school teachers' training project which adopts the principie that if we intend that children perform experimental investigative leaming, then teachers must undergo similar process in training context. ln this case study we present, as an example, the scientific and pedagogical training process of a teacher who has selected the topic "Saliva effects on starch digestion", which is included in the 3'd year primary school prograrnme. The whole training project was centred in problem-solving, based in a constructivist perspective of learning applied to teachers' training.Nous venons de developper un project de formation continue dirigé aux enseignants de l'école primaire, qui adopte le príncipe de que si on veut que les enfants realisent un apprentissage de recherche experimental, alors, pour pouvoir les guider, les enseignants doivent expérimenter un processus identique en context de formation. À titre d'illustration nous presentons, dans cette éttude de cas, le processus de formation scientifique et pédagogique d'une institutrice qui a choisi le sujet "Action de la salive sur la digestion de l'amidon", qui s'enquadre dans le programme de la 3éme année de scolarité. Tout Ie project de formation se centre au niveau de la résolution de problemes qui tient comme príncipe une perspective constructiviste de l'apprentissage appliqué à la formation des enseignants.Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoCarvalho, Graça Simões deSá, JoaquimLima, Nelson19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:16.260513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
Experimental primary science teaching training : study of starch digestion by saliva
title Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
spellingShingle Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
Carvalho, Graça Simões de
Primary science
Teacher's training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
title_full Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
title_fullStr Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
title_full_unstemmed Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
title_sort Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
author Carvalho, Graça Simões de
author_facet Carvalho, Graça Simões de
Sá, Joaquim
Lima, Nelson
author_role author
author2 Sá, Joaquim
Lima, Nelson
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Graça Simões de
Sá, Joaquim
Lima, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Primary science
Teacher's training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Primary science
Teacher's training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Temos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34868
url http://hdl.handle.net/1822/34868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133045812363264