Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34868 |
Resumo: | Temos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores. |
id |
RCAP_a0287ba4f0ada7d83278181b55e89bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34868 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amidoExperimental primary science teaching training : study of starch digestion by salivaPrimary scienceTeacher's trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTemos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores.We have been developing a continuous primary school teachers' training project which adopts the principie that if we intend that children perform experimental investigative leaming, then teachers must undergo similar process in training context. ln this case study we present, as an example, the scientific and pedagogical training process of a teacher who has selected the topic "Saliva effects on starch digestion", which is included in the 3'd year primary school prograrnme. The whole training project was centred in problem-solving, based in a constructivist perspective of learning applied to teachers' training.Nous venons de developper un project de formation continue dirigé aux enseignants de l'école primaire, qui adopte le príncipe de que si on veut que les enfants realisent un apprentissage de recherche experimental, alors, pour pouvoir les guider, les enseignants doivent expérimenter un processus identique en context de formation. À titre d'illustration nous presentons, dans cette éttude de cas, le processus de formation scientifique et pédagogique d'une institutrice qui a choisi le sujet "Action de la salive sur la digestion de l'amidon", qui s'enquadre dans le programme de la 3éme année de scolarité. Tout Ie project de formation se centre au niveau de la résolution de problemes qui tient comme príncipe une perspective constructiviste de l'apprentissage appliqué à la formation des enseignants.Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoCarvalho, Graça Simões deSá, JoaquimLima, Nelson19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:16.260513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido Experimental primary science teaching training : study of starch digestion by saliva |
title |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
spellingShingle |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido Carvalho, Graça Simões de Primary science Teacher's training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
title_full |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
title_fullStr |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
title_sort |
Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
author |
Carvalho, Graça Simões de |
author_facet |
Carvalho, Graça Simões de Sá, Joaquim Lima, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Joaquim Lima, Nelson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Graça Simões de Sá, Joaquim Lima, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primary science Teacher's training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Primary science Teacher's training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Temos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/34868 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/34868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133045812363264 |