Formação de professores para os anos iniciais : uma experiência com o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13239 |
Resumo: | Resumo: A formação de professores para o ensino de ciências tem recebido inúmeras críticas, em especial sobre o distanciamento entre as abordagens formativas e aquilo que se espera do futuro professor No caso da formação para o anos iniciais do Ensino Fundamental, levantam-se outras questões, como a pequena ou nenhuma formação na área de conteúdos de ciências e mesmo nas metodologias de ensino de ciências Em função disso, investiga-se quais as possíveis contribuições de uma abordagem de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e metodológicos na formação inicial de professores de Ciências dos anos iniciais Para isso,uma sequência de atividades que integra aspectos conceituais e metodológicos na formação inicial de professores de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o tópico “Óptica da Visão” foi desenvolvida e utilizada com futuros professoresA abordagem didática foi fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, em especial na sua vertente crítica, nas contribuições de pesquisa em ensino de ciências, sobre as ideias prévias dos alunos sobre o tema tratado e no uso de abordagens histórico-filosóficas no ensino O instrumento heurístico, conhecido como Diagrama V de Gowin, foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de dados O objetivo foi investigar a influência deste tipo de abordagem na formação de professores, partindo do princípio de que temos que oferecer, durante a formação, aquilo que se exige do professor em exercício Assim, os alunos teriam oportunidade de, simultaneamente, discutir aspectos ligados ao conteúdo científico, sua história, seu ensino e aprendizagem a partir de uma vivência práticana condição de aluno e de sua discussão na condição de futuro professor O público investigado foi uma turma de alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade privada em Foz do Iguaçu, PR, matriculados regularmente na disciplina “Fundamentos de Ciências e sua Didática I”, ministrada pelo próprio investigadorForam utilizados um caderno de campo, questionários e o Diagrama V como instrumentos de coleta de dados A análise qualitativa realizada com um corpus constituido dos registros de 15 alunos da turma permitiu evidenciar a relevância da abordagem para a compreensão de conceitos científicos, da metodologia utilizada, em especial acerca do Diagrama V e possíveis consequências para a futura atuação docente dos alunos envolvidos |
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Formação de professores para os anos iniciais : uma experiência com o ensino de ciênciasCiênciaEstudo e ensinoProfessores de ciênciaFormação profissionalCiênciaStudy and teachingOccupational trainingScienceScience teachers - Teacher trainingScienceResumo: A formação de professores para o ensino de ciências tem recebido inúmeras críticas, em especial sobre o distanciamento entre as abordagens formativas e aquilo que se espera do futuro professor No caso da formação para o anos iniciais do Ensino Fundamental, levantam-se outras questões, como a pequena ou nenhuma formação na área de conteúdos de ciências e mesmo nas metodologias de ensino de ciências Em função disso, investiga-se quais as possíveis contribuições de uma abordagem de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e metodológicos na formação inicial de professores de Ciências dos anos iniciais Para isso,uma sequência de atividades que integra aspectos conceituais e metodológicos na formação inicial de professores de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o tópico “Óptica da Visão” foi desenvolvida e utilizada com futuros professoresA abordagem didática foi fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, em especial na sua vertente crítica, nas contribuições de pesquisa em ensino de ciências, sobre as ideias prévias dos alunos sobre o tema tratado e no uso de abordagens histórico-filosóficas no ensino O instrumento heurístico, conhecido como Diagrama V de Gowin, foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de dados O objetivo foi investigar a influência deste tipo de abordagem na formação de professores, partindo do princípio de que temos que oferecer, durante a formação, aquilo que se exige do professor em exercício Assim, os alunos teriam oportunidade de, simultaneamente, discutir aspectos ligados ao conteúdo científico, sua história, seu ensino e aprendizagem a partir de uma vivência práticana condição de aluno e de sua discussão na condição de futuro professor O público investigado foi uma turma de alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade privada em Foz do Iguaçu, PR, matriculados regularmente na disciplina “Fundamentos de Ciências e sua Didática I”, ministrada pelo próprio investigadorForam utilizados um caderno de campo, questionários e o Diagrama V como instrumentos de coleta de dados A análise qualitativa realizada com um corpus constituido dos registros de 15 alunos da turma permitiu evidenciar a relevância da abordagem para a compreensão de conceitos científicos, da metodologia utilizada, em especial acerca do Diagrama V e possíveis consequências para a futura atuação docente dos alunos envolvidosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The education of teachers for science teaching has received widespread criticism, particularly on the distance between the training and approaches what is expected of future teachers In the case of training for the early years of elementary school, it raises other issues, such as little or no training in science content and teaching methods Because of this, we investigate the possible contributions of a potentially meaningful teaching approach that integrates conceptual and methodological issues in the initial training of science teachers from early years For this, a sequence of activities that integrates conceptual and methodological issues in the initial training of science teachers for the early years of elementary school on the topic "Optics of Vision" was developed and used with prospective teachers The didactic approach was based on the theory of meaningful learning, particularly in its critical stance, the contributions of research in science education on students' previous ideas on the subject covered and the use of historical and philosophical approaches to teaching The heuristic instrument, known as Gowin`s V Diagram, was used during the process as a facilitator of learning and assessment tool and data collection The aim was to investigate the influence of this approach in teacher education, assuming that we have to offer, during training, what is required of practicing teachers Thus, students have the opportunity to both discuss aspects related to scientific content, its history, its teaching and learning from practical experience in a student status and the discussion of this approach as a future teacher The public investigated was a class of students in the 5th semester of the Pedagogy degree from a private college in Foz do Iguaçu, PR, regularly enrolled in the course "Foundations of Science and its Teaching I", taught by the investigator We used a field diary, questionnaires and V Diagrams as instruments of data collection The qualitative analysis performed with a corpus consisting of the records of 15 students in the class has highlighted the relevance of the approach to the understanding of scientific concepts, the methodology used, especially on the V Diagram and possible future consequences for the educational performance of students involvedBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Lemos, Evelyse dos SantosLaureto, EdsonLeboeuf, Henri Araujo2024-05-01T14:10:14Z2024-05-01T14:10:14Z2011.0029.07.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13239porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - 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