A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia,Manuel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aragonez,Teresa, Saur-Amaral,Irina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200011
Resumo: O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico quanto à opinião dos habitantes da região sobre o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença à região Centro, anteriormente conhecida como Beiras. A metodologia adotada consistiu numa abordagem integrada, iniciando-se com uma pesquisa qualitativa seguida de uma abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Apesar de não ser linear para os inquiridos fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os habitantes associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
id RCAP_a06724f817c11fb957e85b9f418f95e1
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84582015000200011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentesMarketing territorialbranding territorialregião Centro de Portugalimagem regionaldesenvolvimento regionalO principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico quanto à opinião dos habitantes da região sobre o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença à região Centro, anteriormente conhecida como Beiras. A metodologia adotada consistiu numa abordagem integrada, iniciando-se com uma pesquisa qualitativa seguida de uma abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Apesar de não ser linear para os inquiridos fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os habitantes associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200011Tourism & Management Studies v.11 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200011Gouveia,ManuelAragonez,TeresaSaur-Amaral,Irinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:03Zoai:scielo:S2182-84582015000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:07.012629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
title A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
spellingShingle A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
Gouveia,Manuel
Marketing territorial
branding territorial
região Centro de Portugal
imagem regional
desenvolvimento regional
title_short A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
title_full A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
title_fullStr A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
title_full_unstemmed A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
title_sort A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes
author Gouveia,Manuel
author_facet Gouveia,Manuel
Aragonez,Teresa
Saur-Amaral,Irina
author_role author
author2 Aragonez,Teresa
Saur-Amaral,Irina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia,Manuel
Aragonez,Teresa
Saur-Amaral,Irina
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing territorial
branding territorial
região Centro de Portugal
imagem regional
desenvolvimento regional
topic Marketing territorial
branding territorial
região Centro de Portugal
imagem regional
desenvolvimento regional
description O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico quanto à opinião dos habitantes da região sobre o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença à região Centro, anteriormente conhecida como Beiras. A metodologia adotada consistiu numa abordagem integrada, iniciando-se com uma pesquisa qualitativa seguida de uma abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Apesar de não ser linear para os inquiridos fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os habitantes associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200011
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582015000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv Tourism & Management Studies v.11 n.2 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137391262302208