Conceptualização e perspetivas do consumidor face à economia circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Manuel de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Maria João, Moura, Ana Pinto de, Cunha, Luís Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12753
Resumo: Anualmente, as indústrias agroalimentares dos países industrializados produzem aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas de resíduos alimentares, provocando inúmeros problemas ambientais, os quais contribuem para as alterações climáticas do planeta. A adoção de uma política de economia circular tem recebido especial atenção por parte das indústrias agroalimentares, permitindo a criação e desenvolvimento de novos produtos alimentares constituídos por subprodutos que de outra forma seriam desperdiçados. O presente trabalho, de cariz exploratório, visa avaliar o modo como o consumidor conceptualiza o conhecimento dos consumidores relativamente ao conceito de Economia Circular, bem como identificar o reconhecimento por parte do consumidor da utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar para obtenção de novos produtos e/ou novos ingredientes alimentares. Para isso, foi aplicado um questionário a 140 participantes utilizando o método de associação livre de palavras. A análise estatística realizada permitiu aferir que a perceção dos consumidores sobre a política de economia circular já se encontra bastante consolidada, mas a informação sobre o conceito e a utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar é ainda bastante limitada. Uma maior promoção e divulgação pelas entidades competentes dirigida ao público em geral, poderá contribuir para uma maior integração, participação e aceitação destas duas potenciais soluções para um futuro mais sustentável.
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