A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ângela Catarina Fonseca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10931
Resumo: O jogo, desde o início dos tempos, acompanhou sempre o ser humano nos seus momentos de lazer, propiciando também o desenvolvimento intelectual (intuitivo, mas também reflexivo) das competências comunicativas. A temática do jogo, como elemento educativo, tem vindo a ser cada vez mais estudada e aplicada em sala de aula como estratégia de aprendizagem. Sendo o jogo uma mais-valia no ensino, será ainda mais proveitoso aplicá-lo na aprendizagem de uma língua estrangeira, visto o seu potencial para abordar conhecimentos de forma lúdica. Este trabalho de investigação pretende centrar-se na atividade lúdica na sala de aula como uma das vias que ajuda o estudante a compreender e interiorizar — de uma maneira mais fácil — a língua estrangeira, neste caso, a espanhola, demonstrando que os alunos de língua materna portuguesa, aprendentes de espanhol, se sentem motivados no seu estudo e que, ao mesmo tempo, sentem que estão a desenvolver uma habilidade útil, proporcionando também um ambiente saudável e não aborrecido. Assim, nos primeiros três capítulos proceder-se-á ao enquadramento teórico da importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola, aprofundando temas como o conceito de jogo e a sua antropologia, a evolução das metodologias de ensino, a sua importância em sala de aula, a sua componente motivacional, como este é abordada nos manuais de ELE e, por último, um derradeiro capítulo direcionado à aplicação do mesmo em sala de aula. Por fim, na segunda parte será abordada a prática pedagógica exercida ao longo do ano letivo 2019-2020.
id RCAP_a0939419399afb5c1a86d8dcfb769a0c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanholaEnsino-AprendizagemJogoLúdicoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO jogo, desde o início dos tempos, acompanhou sempre o ser humano nos seus momentos de lazer, propiciando também o desenvolvimento intelectual (intuitivo, mas também reflexivo) das competências comunicativas. A temática do jogo, como elemento educativo, tem vindo a ser cada vez mais estudada e aplicada em sala de aula como estratégia de aprendizagem. Sendo o jogo uma mais-valia no ensino, será ainda mais proveitoso aplicá-lo na aprendizagem de uma língua estrangeira, visto o seu potencial para abordar conhecimentos de forma lúdica. Este trabalho de investigação pretende centrar-se na atividade lúdica na sala de aula como uma das vias que ajuda o estudante a compreender e interiorizar — de uma maneira mais fácil — a língua estrangeira, neste caso, a espanhola, demonstrando que os alunos de língua materna portuguesa, aprendentes de espanhol, se sentem motivados no seu estudo e que, ao mesmo tempo, sentem que estão a desenvolver uma habilidade útil, proporcionando também um ambiente saudável e não aborrecido. Assim, nos primeiros três capítulos proceder-se-á ao enquadramento teórico da importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola, aprofundando temas como o conceito de jogo e a sua antropologia, a evolução das metodologias de ensino, a sua importância em sala de aula, a sua componente motivacional, como este é abordada nos manuais de ELE e, por último, um derradeiro capítulo direcionado à aplicação do mesmo em sala de aula. Por fim, na segunda parte será abordada a prática pedagógica exercida ao longo do ano letivo 2019-2020.El juego, desde el principio de los tiempos, ha acompañado siempre al ser humano en sus momentos de ocio propiciando también el desarrollo intelectual (intuitivo, pero también reflexivo) de las competencias comunicativas. La temática del juego, como elemento educativo, está siendo cada vez más estudiada y aplicada en clase como estrategia de aprendizaje. Siendo el juego una plusvalía en la enseñanza, será aún más provechoso aplicarlo en el aprendizaje de una lengua extranjera, ya que tiene un buen potencial para abordar conocimientos de forma lúdica. Este trabajo de investigación pretende centrarse en la actividad lúdica en clase como una de las vías que ayuda al estudiante a comprender e interiorizar –de una manera más fácil– la lengua extranjera, en este caso, la española, demostrando que los alumnos de lengua materna portuguesa, aprendientes de español, se sienten motivados en su estudio y que, al mismo tiempo, sienten que están desarrollando una habilitad útil, proporcionando también un ambiente saludable y no aburrido. Por lo tanto, en los primeros tres capítulos se procederá al encuadramiento teórico de la importancia del juego como elemento educativo en el aprendizaje de la lengua española, profundizando temas como el concepto de juego y su antropología, la evolución de las metodologías didácticas, su importancia en clase, su componente motivacional, cómo se aborda en los manuales de ELE y, para acabar, un último capítulo dirigido a la aplicación del juego en clase. Por fin, en la segunda parte se expondrá la práctica pedagógica ejercida a lo largo del curso escolar 2019-2020.Vázquez Diéguez, José IgnaciouBibliorumMendes, Ângela Catarina Fonseca2022-06-08T00:30:18Z2020-07-062020-06-092020-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10931TID:202567591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.839405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
title A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
spellingShingle A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
Mendes, Ângela Catarina Fonseca
Ensino-Aprendizagem
Jogo
Lúdico
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
title_full A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
title_fullStr A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
title_full_unstemmed A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
title_sort A importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola
author Mendes, Ângela Catarina Fonseca
author_facet Mendes, Ângela Catarina Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vázquez Diéguez, José Ignacio
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ângela Catarina Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Jogo
Lúdico
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino-Aprendizagem
Jogo
Lúdico
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O jogo, desde o início dos tempos, acompanhou sempre o ser humano nos seus momentos de lazer, propiciando também o desenvolvimento intelectual (intuitivo, mas também reflexivo) das competências comunicativas. A temática do jogo, como elemento educativo, tem vindo a ser cada vez mais estudada e aplicada em sala de aula como estratégia de aprendizagem. Sendo o jogo uma mais-valia no ensino, será ainda mais proveitoso aplicá-lo na aprendizagem de uma língua estrangeira, visto o seu potencial para abordar conhecimentos de forma lúdica. Este trabalho de investigação pretende centrar-se na atividade lúdica na sala de aula como uma das vias que ajuda o estudante a compreender e interiorizar — de uma maneira mais fácil — a língua estrangeira, neste caso, a espanhola, demonstrando que os alunos de língua materna portuguesa, aprendentes de espanhol, se sentem motivados no seu estudo e que, ao mesmo tempo, sentem que estão a desenvolver uma habilidade útil, proporcionando também um ambiente saudável e não aborrecido. Assim, nos primeiros três capítulos proceder-se-á ao enquadramento teórico da importância do jogo como elemento educativo na aprendizagem da língua espanhola, aprofundando temas como o conceito de jogo e a sua antropologia, a evolução das metodologias de ensino, a sua importância em sala de aula, a sua componente motivacional, como este é abordada nos manuais de ELE e, por último, um derradeiro capítulo direcionado à aplicação do mesmo em sala de aula. Por fim, na segunda parte será abordada a prática pedagógica exercida ao longo do ano letivo 2019-2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
2020-06-09
2020-07-06T00:00:00Z
2022-06-08T00:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10931
TID:202567591
url http://hdl.handle.net/10400.6/10931
identifier_str_mv TID:202567591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398102495232