Utilização dos Sistemas de Retenção de Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Rosa Norberto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9472
Resumo: A sinistralidade com bebés e crianças associada ao ineficiente ou limitado uso dos sistemas de retenção, assume proporções suficientemente preocupantes para determinar a intervenção de instituições internacionais e nacionais que lançam programas e iniciativas que envolvem a sociedade em geral e os profissionais de saúde em particular. Em Portugal é reconhecida a baixa literacia em saúde e embora o acesso à informação esteja muito facilitado não significa por si só que conduza a modificações no comportamento de saúde. Literacia em saúde não está apenas relacionada com educação, ela surge de uma convergência de fatores que envolvem educação, cultura, sociedade e serviços de saúde. Os enfermeiros assumem que podem ser verdadeiros “agentes de mudança” e ter um papel a desempenhar no sentido de contribuírem para modelar o comportamento dos pais/outros educadores e treinarem-nos na utilização correta dos sistemas de retenção de crianças. No seio deste projeto o papel do enfermeiro-chefe é o de assumir a gestão e liderança promovendo um bom trabalho de equipa e provendo os recursos necessários. Assim propusemo-nos como objetivo para este estudo, analisar se as variáveis sociodemográficas, os comportamentos e conhecimentos do condutor têm influência na utilização e na efetiva utilização dos sistemas de retenção da criança enquanto passageira do automóvel. Este é um estudo descritivo-correlacional de corte transversal e de abordagem quantitativa em que a metodologia de colheita de dados vai combinar a observação e a entrevista estruturada de acordo com um guião com perguntas fechadas. Para seleção da amostra recorremos ao método acidental ou de conveniência, não aleatória junto de três estabelecimentos de ensino pré-escolar, de seis escolas básicas do 1.º ciclo e de três creches. Foram observadas 475 crianças conduzidas por 418 condutores. Os resultados apontam para a influencia positiva da formação e atividade pedagógica dos enfermeiros e da importância da pareceria com a PSP e GNR na utilização e na efetiva utilização dos SRC. Foi verificado que cometeram mais erros os condutores sem ligação ao projeto PROVIDAS relativamente aos condutores que em algum momento (na maternidade, na escola ou em operações stop) tiveram contato com o PROVIDAS.
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Os enfermeiros assumem que podem ser verdadeiros “agentes de mudança” e ter um papel a desempenhar no sentido de contribuírem para modelar o comportamento dos pais/outros educadores e treinarem-nos na utilização correta dos sistemas de retenção de crianças. No seio deste projeto o papel do enfermeiro-chefe é o de assumir a gestão e liderança promovendo um bom trabalho de equipa e provendo os recursos necessários. Assim propusemo-nos como objetivo para este estudo, analisar se as variáveis sociodemográficas, os comportamentos e conhecimentos do condutor têm influência na utilização e na efetiva utilização dos sistemas de retenção da criança enquanto passageira do automóvel. Este é um estudo descritivo-correlacional de corte transversal e de abordagem quantitativa em que a metodologia de colheita de dados vai combinar a observação e a entrevista estruturada de acordo com um guião com perguntas fechadas. Para seleção da amostra recorremos ao método acidental ou de conveniência, não aleatória junto de três estabelecimentos de ensino pré-escolar, de seis escolas básicas do 1.º ciclo e de três creches. Foram observadas 475 crianças conduzidas por 418 condutores. Os resultados apontam para a influencia positiva da formação e atividade pedagógica dos enfermeiros e da importância da pareceria com a PSP e GNR na utilização e na efetiva utilização dos SRC. Foi verificado que cometeram mais erros os condutores sem ligação ao projeto PROVIDAS relativamente aos condutores que em algum momento (na maternidade, na escola ou em operações stop) tiveram contato com o PROVIDAS.The accident rate with infants and children associated with the inefficient or limited use of Child safety seats is of sufficient concern to determine the intervention of international and national institutions that launch programs and initiatives involving society in general and particularly health professionals In Portugal the low literacy in health is recognized and although the access to the information is very facilitated does not mean by itself that it leads to modifications in the health behavior. Literacy in health is not only related to education, it arises from a convergence of factors involving education, cultural and social factors and health services. Nurses assume that they can be real "agents of change" and have a role to play in helping to shape the behavior of parents/other educators and to train them in the correct use of child safety seats. Within this project the role of the head nurse is to assume management and leadership by promoting good teamwork and providing the necessary resources. Thus, we set ourselves the objective of this study, to analyze if the socio-demographic variables, the driver's behavior and knowledge influence the use and effective use of child restraint systems as a passenger in the car. This is a cross-sectional descriptive-correlational study with a quantitative approach in which the data collection methodology will combine observation and the structured interview according to a closed questions script. To select the sample, we used the accidental or non-random method of convenience in three pre-school establishments, six basic schools of the first cycle and three kindergartens. Were observed 475 children conducted by 418 drivers. The results point to the positive influence of the training and pedagogical activity of nurses and the importance of the partnership with PSP and GNR in the use and effective use of child safety seats. Drivers were found to have made more mistakes without connection to the PROVIDAS project in relation to drivers who at some point (at maternity, at school or in stop operations) had contact with PROVIDAS.Almeida, Anabela Antunes deuBibliorumMoreira, Maria Rosa Norberto2020-02-21T17:16:13Z2017-07-262017-06-272017-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9472TID:202337359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:42.742118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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