Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Margarida Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albuquerque, Ana, Salvador, Liliana Ferreira dos Santos, Silva, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5178
Resumo: Vários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.
id RCAP_a0b7761feded0c23a096c72fd164a1a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolarInvented spelling and reading acquisition in pre-school-age childrenPrograma de escritaLeituraEducação infantilSpelling programmeReadingPre-schoolVários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.Several researchers have shown that invented spelling activities with pre-school-age children contribute to literacy acquisition, having a positive impact on the evolution of children's writing and phonological awareness. Our aim was to assess the impact of an invented spelling programme on reading acquisition. The participants were 60 Portuguese 5-year-old children who were not able to read or write. Children were randomly divided in two groups, experimental and control, equivalent in terms of knowledge of letters, phonological abilities and intelligence. The experimental group participated in an invented spelling programme and the control group in a story reading programme. Children's word reading was evaluated in a pre-test, a post-test and a differed post-test. Experimental group had better results in both post-tests.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade de BrasíliaRepositório do ISPAMartins, Margarida AlvesAlbuquerque, AnaSalvador, Liliana Ferreira dos SantosSilva, Ana Cristina2016-12-29T17:29:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5178porPsicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 137-144. Doi: 10.1590/0102-377220150216391371440102-377210.1590/0102-37722015021639137144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:00.088605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
Invented spelling and reading acquisition in pre-school-age children
title Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
Martins, Margarida Alves
Programa de escrita
Leitura
Educação infantil
Spelling programme
Reading
Pre-school
title_short Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
title_full Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
title_sort Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
author Martins, Margarida Alves
author_facet Martins, Margarida Alves
Albuquerque, Ana
Salvador, Liliana Ferreira dos Santos
Silva, Ana Cristina
author_role author
author2 Albuquerque, Ana
Salvador, Liliana Ferreira dos Santos
Silva, Ana Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Albuquerque, Ana
Salvador, Liliana Ferreira dos Santos
Silva, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de escrita
Leitura
Educação infantil
Spelling programme
Reading
Pre-school
topic Programa de escrita
Leitura
Educação infantil
Spelling programme
Reading
Pre-school
description Vários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-29T17:29:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5178
url http://hdl.handle.net/10400.12/5178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 137-144. Doi: 10.1590/0102-37722015021639137144
0102-3772
10.1590/0102-37722015021639137144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130090448093184