Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5178 |
Resumo: | Vários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes. |
id |
RCAP_a0b7761feded0c23a096c72fd164a1a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolarInvented spelling and reading acquisition in pre-school-age childrenPrograma de escritaLeituraEducação infantilSpelling programmeReadingPre-schoolVários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.Several researchers have shown that invented spelling activities with pre-school-age children contribute to literacy acquisition, having a positive impact on the evolution of children's writing and phonological awareness. Our aim was to assess the impact of an invented spelling programme on reading acquisition. The participants were 60 Portuguese 5-year-old children who were not able to read or write. Children were randomly divided in two groups, experimental and control, equivalent in terms of knowledge of letters, phonological abilities and intelligence. The experimental group participated in an invented spelling programme and the control group in a story reading programme. Children's word reading was evaluated in a pre-test, a post-test and a differed post-test. Experimental group had better results in both post-tests.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade de BrasíliaRepositório do ISPAMartins, Margarida AlvesAlbuquerque, AnaSalvador, Liliana Ferreira dos SantosSilva, Ana Cristina2016-12-29T17:29:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5178porPsicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 137-144. Doi: 10.1590/0102-377220150216391371440102-377210.1590/0102-37722015021639137144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:54Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:00.088605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar Invented spelling and reading acquisition in pre-school-age children |
title |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar Martins, Margarida Alves Programa de escrita Leitura Educação infantil Spelling programme Reading Pre-school |
title_short |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar |
author |
Martins, Margarida Alves |
author_facet |
Martins, Margarida Alves Albuquerque, Ana Salvador, Liliana Ferreira dos Santos Silva, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Ana Salvador, Liliana Ferreira dos Santos Silva, Ana Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Albuquerque, Ana Salvador, Liliana Ferreira dos Santos Silva, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de escrita Leitura Educação infantil Spelling programme Reading Pre-school |
topic |
Programa de escrita Leitura Educação infantil Spelling programme Reading Pre-school |
description |
Vários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-29T17:29:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5178 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 137-144. Doi: 10.1590/0102-37722015021639137144 0102-3772 10.1590/0102-37722015021639137144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130090448093184 |