Cultura organizacional: um contributo para a compreensão da cultura organizacional de escola.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/227 |
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Cultura organizacional: um contributo para a compreensão da cultura organizacional de escola.EducaçãoCultura organizacionalCultura de escolaClima organizacionalTMENenhumGradualmente as abordagens sociológicas relativas às organizações superam as insuficiências dos paradigmas teóricos do início do século, baseados em pressupostos de pura racionalidade, e uma visão maquinista do papel dos indivíduos naquelas estruturas. A crescente preocupação com o ser humano em situação laboral surge assim como perfeitamente lógica, integrada em modelos de investigação e análise demonstrativos da existência de factores não económicos que motivam e mobilizam os trabalhadores. Parece-nos pois ser neste sentido que, nos finais dos anos 70 e ao longo de toda a década de 80, se desenvolve um interesse notório pelo estudo da cultura organizacional. Assiste-se à "tomada de consciência", por parte dos teóricos e práticos, da importância dos factores culturais nas práticas de gestão, e a crença no facto da cultura constituir um factor de diferenciação das organizações bem sucedidas das menos bem sucedidas, sendo a "boa cultura" de organização (no sentido adequada) um factor explicativo do sucesso económico"(Ferreira e tal., 1996, p.315). A focalização na cultura traduz globalmente o interesse pela construção quotidiana de sentido que é o processo de partilha da realidade por parte dos membros da organização, e pela tentativa, mais ou menos pensada, para construir uma identidade e gerir as relações entre seres humanos (Pepper, 1995). A cultura organizacional assume-se como um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas. Segundo Gil (1991), aquela permite relacionar e aplicar variadas noções que até há muito tempo eram considerados factores passivos: os valores, a qualidade da vida local de trabalho, a identidade. A cultura significa mais do que normas ou os valore do grupo, mas traduzindo-se numa resposta genérica aos problemas que podem surgir, baseada em sucessos conseguidos perante situações passadas. O interesse pela cultura interna traduz assim novas atitudes face ao fenómeno organizacional. A crise ideológica dos anos 60 e energética dos anos 70 obrigou as empresas a assumirem nova identidade, privilegiando a Qualidade e Excelência, estes conceitos foram introduzidos a nível da cultura da escola, como necessidade do desenvolvimento da organização (Recursos humanos altamente qualificados). É importante, quando se faz uma reflexão sobre a cultura das organizações referenciar uma perspectiva para a qual João Freire (1993) chama a atenção; as diferenças existentes entre aquilo que Pimentel intitula de "cultura de empresa" e "cultura organizacional. Freire refere, que neste último caso, "o sistema de representações centra-se sobre as estruturas, processos e modos de funcionamento, visando as formas de actuação na organização." (Freire, 1993, p.197). Ou seja, não estamos em presença de uma cultura peculiar e própria de uma empresa, mas apenas de mecanismos que regulam as relações sociais. Uma cultura particular de empresa, por sua vez, implica a existência de projecto colectivos, sentimento de pertença, e a aquisição, transmissão e partilha de uma mesma cultura por todos envolvidos. O conceito de cultura organizacional apresenta potencialidades significativas na perspectivação e problematização da organização escolar, na medida em que permite conhecer o funcionamento estratégico dos actores através da produção de regras, símbolos e rituais. Ele procura evitar uma visão unitária da organização e valorizar a acção dos indivíduos e dos grupos, promovendo uma pedagogia reflexiva e crítica na procura de formas alternativas ao individualismo docente. A forma como cada profissional, com a sua individualidade, percebe, sente e reage às dimensões culturais e simbólicas das estruturas e das regras da escola vai influenciar o clima organizacional. Por isso, o clima pode desenvolver um sentimento de bem ou mal estar nas relações com os colegas, no trabalho em equipa e na dinamização de projectos. A escola precisa de implementar uma cultura de mudanças e mobilizar as potencialidades dos seus profissionais para o sucesso educativo. Assim, a liderança constitui um dos factores chave para gerar empenho, responsabilidade e abertura à inovação. No entanto, para a implementação de uma mudança sustentável, é indispensável a existência de liderança em todos os níveis da organização.Orientação: Prof. Doutor Paulo Delgado2013-08-14T18:01:07Z2010-06-28T14:13:06Z2010-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, M. P. S. (2008). Cultura organizacional: um contributo para a compreensão da cultura organizacional de escola. Porto: Universidade Portucalense [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/227http://hdl.handle.net/11328/227Pinto, M. P. S. (2008). Cultura organizacional: um contributo para a compreensão da cultura organizacional de escola. Porto: Universidade Portucalense [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. 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