A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18550
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os processos de decisão curricular na área de Educação Física (EF) no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) por parte de professores implicados em diferentes modelos de docência num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro (Portugal). Com uma abordagem qualitativa, baseado num estudo de caso, foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas a sete docentes, sendo dois que desenvolvem a EF através da monodocência integral, dois que recebem apoio de professores especialistas em EF e três professores especialistas em EF, que atuam como coadjuvantes no 1º CEB. Foi ainda realizada uma entrevista ao Diretor, bem como analisada variada documentação do Agrupamento. Os dados recolhidos foram analisados em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística. Destaca-se o papel essencial do professor como principal responsável pelas decisões curriculares, pois ao mediar o processo de passagem do currículo formal ao currículo real este manifesta aquilo que acredita ser necessário e mais importante acerca das aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, entre os principais resultados deste estudo evidenciou-se o estatuto inferior da EF na hierarquia curricular do 1º CEB, com uma carga horária muito reduzida, que não proporciona o cumprimento de seu programa na íntegra. Uma maior perceção de competência destacou-se entre os docentes com formação continuada e que possuem maior vínculo com a área. As contribuições da coadjuvação de especialistas em EF a docentes do 1º CEB ressaltaram-se tanto na promoção de práticas mais regulares na área aos alunos, como na qualificação na experiência destes e dos professores do 1º CEB. No entanto, para se efetivarem projetos colaborativos salientou-se a importância de lideranças na equipa, para promover, orientar e supervisionar o trabalho realizado em EF. Conhecer, analisar e refletir sobre os diferentes modelos de docência da EF no 1º ciclo, assim como debater formas de viabilização, aperfeiçoamento profissional e aproveitamento dos recursos humanos podem contribuir para que a EF seja experienciada por todos os alunos do 1º CEB, de forma mais sustentável no currículo deste nível de ensino.
id RCAP_a10520194c9f8989ec5238039cac11be
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextosEducação físicaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento curricularModelos educativosO presente trabalho teve como objetivo caracterizar os processos de decisão curricular na área de Educação Física (EF) no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) por parte de professores implicados em diferentes modelos de docência num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro (Portugal). Com uma abordagem qualitativa, baseado num estudo de caso, foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas a sete docentes, sendo dois que desenvolvem a EF através da monodocência integral, dois que recebem apoio de professores especialistas em EF e três professores especialistas em EF, que atuam como coadjuvantes no 1º CEB. Foi ainda realizada uma entrevista ao Diretor, bem como analisada variada documentação do Agrupamento. Os dados recolhidos foram analisados em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística. Destaca-se o papel essencial do professor como principal responsável pelas decisões curriculares, pois ao mediar o processo de passagem do currículo formal ao currículo real este manifesta aquilo que acredita ser necessário e mais importante acerca das aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, entre os principais resultados deste estudo evidenciou-se o estatuto inferior da EF na hierarquia curricular do 1º CEB, com uma carga horária muito reduzida, que não proporciona o cumprimento de seu programa na íntegra. Uma maior perceção de competência destacou-se entre os docentes com formação continuada e que possuem maior vínculo com a área. As contribuições da coadjuvação de especialistas em EF a docentes do 1º CEB ressaltaram-se tanto na promoção de práticas mais regulares na área aos alunos, como na qualificação na experiência destes e dos professores do 1º CEB. No entanto, para se efetivarem projetos colaborativos salientou-se a importância de lideranças na equipa, para promover, orientar e supervisionar o trabalho realizado em EF. Conhecer, analisar e refletir sobre os diferentes modelos de docência da EF no 1º ciclo, assim como debater formas de viabilização, aperfeiçoamento profissional e aproveitamento dos recursos humanos podem contribuir para que a EF seja experienciada por todos os alunos do 1º CEB, de forma mais sustentável no currículo deste nível de ensino.This study aimed to characterize the curricular decision-making processes in the area of Physical Education (PE) in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) by teachers involved in different teaching models in a group of Aveiro district schools (Portugal). With a qualitative approach, based on a case study, inquiries and semi-structured interviews with seven teachers were made, two of them teaching PE through the full single teacher, two receiving support from specialist teachers in PE and three specialist teachers in PE, which act as adjuncts in the 1st CEB. An interview with the Director was done and varied documentation of the schools group was analyzed. The collected data were analyzed in terms of content, with an interpretative and holistic approach. The study highlights the essential role of the teacher as the main responsible for curriculum decisions, as well as a mediator of the process of passing the formal curriculum to the real curriculum, this way he expresses what he believes to be necessary and most important about student learning. On the results of this study, it was noticeable the lower status of the PE in the curriculum hierarchy of the 1st CEB, with very few hours, which does not provide the completion of its program in full. Greater perception of competence stood out among teachers with extended education that have a greater connection to the area. The contributions of helping specialists in the PE teachers of the 1st CEB has shown to be both promoting more regular practices in students, as well as in the qualification of the experience these students and teachers of the 1st CEB had. However, to do collaborative projects it was stressed the importance of leadership in the team, to promote, guide and supervise the work of PE. To know, analyze and reflect on the different PE teaching models in the 1st cycle, as well as discuss ways of accomplishment, professional development and use of human resources can contribute to the way PE is experienced by all students of the 1st CEB, in a more sustainable way to the curriculum of this educational level.Universidade de Aveiro2017-10-17T08:19:00Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18550TID:201936607porRodrigues, Juliana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:55Zoai:ria.ua.pt:10773/18550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:31.987264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
title A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
spellingShingle A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
Rodrigues, Juliana Maria
Educação física
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento curricular
Modelos educativos
title_short A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
title_full A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
title_fullStr A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
title_full_unstemmed A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
title_sort A educação física e os modelos de docência no 1º ciclo do ensino básico: narrativas, perceções e contextos
author Rodrigues, Juliana Maria
author_facet Rodrigues, Juliana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento curricular
Modelos educativos
topic Educação física
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento curricular
Modelos educativos
description O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os processos de decisão curricular na área de Educação Física (EF) no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) por parte de professores implicados em diferentes modelos de docência num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro (Portugal). Com uma abordagem qualitativa, baseado num estudo de caso, foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas a sete docentes, sendo dois que desenvolvem a EF através da monodocência integral, dois que recebem apoio de professores especialistas em EF e três professores especialistas em EF, que atuam como coadjuvantes no 1º CEB. Foi ainda realizada uma entrevista ao Diretor, bem como analisada variada documentação do Agrupamento. Os dados recolhidos foram analisados em termos de conteúdo, numa base interpretativa e holística. Destaca-se o papel essencial do professor como principal responsável pelas decisões curriculares, pois ao mediar o processo de passagem do currículo formal ao currículo real este manifesta aquilo que acredita ser necessário e mais importante acerca das aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, entre os principais resultados deste estudo evidenciou-se o estatuto inferior da EF na hierarquia curricular do 1º CEB, com uma carga horária muito reduzida, que não proporciona o cumprimento de seu programa na íntegra. Uma maior perceção de competência destacou-se entre os docentes com formação continuada e que possuem maior vínculo com a área. As contribuições da coadjuvação de especialistas em EF a docentes do 1º CEB ressaltaram-se tanto na promoção de práticas mais regulares na área aos alunos, como na qualificação na experiência destes e dos professores do 1º CEB. No entanto, para se efetivarem projetos colaborativos salientou-se a importância de lideranças na equipa, para promover, orientar e supervisionar o trabalho realizado em EF. Conhecer, analisar e refletir sobre os diferentes modelos de docência da EF no 1º ciclo, assim como debater formas de viabilização, aperfeiçoamento profissional e aproveitamento dos recursos humanos podem contribuir para que a EF seja experienciada por todos os alunos do 1º CEB, de forma mais sustentável no currículo deste nível de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-10-17T08:19:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18550
TID:201936607
url http://hdl.handle.net/10773/18550
identifier_str_mv TID:201936607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137586397052928