O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2803 |
Resumo: | «a “angústia da influência” de Harold Blom parece ser evidente em Sá-Carneiro, e traduzir- -se-á na oscilação entre a sedução da descoberta e o desejo de apropriação-inovação – há como que uma consciência que o leva, por um lado, a não desbaratar o legado que o fascina e, por outro, a inflectir no sentido da transformação, reconvertendo, parcial ou totalmente, a matéria significante de outrem numa plástica sua.» “Essencialmente, o que aproxima Poe e Sá-Carneiro, ou o que entre eles coincide, é o desejo de a obra ser em absoluto o triunfo de uma estética discursiva ou sígnica, isto é, a capacidade inventiva de criar um logos, em ruptura com o instituído, que instale a desordem para uma ordem outra, que cause estranheza, e acabe, eventualmente, por se constituir em escândalo para uns e elevação para outros, como aconteceu com Eureka, do poeta do Corvo, e desde logo em Orpheu 1 e 2, respectivamente, com Indícios de Oiro e Poemas Sem Suporte, de Mário de Sá-Carneiro“. “the “anguish of the influence” from Harold Bloom seems to be evident in Sá-Carneiro, and it will appear in the balancing between the discovery seduction and the wish of appropriation- innovation – there is a kind of consciousness that takes him, on the one hand, not to waste the legacy that fascinates him and, on the other hand, to move towards some transformation, converting partially or totally, someone else’s significant matter into its own plastic art”. What makes Poe and Sá Carneiro similar, or what they have in common, is the wish to create the absolute triumph of a discursive or semiotic aesthetics, that is, the inventive capacity to create a logos against the established, which installs the disorder for another order. This may cause strangeness and may eventually lead to a scandal for some, and fulfillment for others, as it has happened with Eureka, by the poet of The Raven , as well as with Orpheu 1 e 2, respectively with Indícios de Oiro and Poemas Sem Suporte, by Mário de Sá-Carneiro. |
id |
RCAP_a143e459a8b0d8119e6b76ebd0ed943a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2803 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-CarneiroPoeSá-CarneiroDescobertaDesejoApropriação-inovaçãoDiscoveryDesireAppropriation-innovation«a “angústia da influência” de Harold Blom parece ser evidente em Sá-Carneiro, e traduzir- -se-á na oscilação entre a sedução da descoberta e o desejo de apropriação-inovação – há como que uma consciência que o leva, por um lado, a não desbaratar o legado que o fascina e, por outro, a inflectir no sentido da transformação, reconvertendo, parcial ou totalmente, a matéria significante de outrem numa plástica sua.» “Essencialmente, o que aproxima Poe e Sá-Carneiro, ou o que entre eles coincide, é o desejo de a obra ser em absoluto o triunfo de uma estética discursiva ou sígnica, isto é, a capacidade inventiva de criar um logos, em ruptura com o instituído, que instale a desordem para uma ordem outra, que cause estranheza, e acabe, eventualmente, por se constituir em escândalo para uns e elevação para outros, como aconteceu com Eureka, do poeta do Corvo, e desde logo em Orpheu 1 e 2, respectivamente, com Indícios de Oiro e Poemas Sem Suporte, de Mário de Sá-Carneiro“. “the “anguish of the influence” from Harold Bloom seems to be evident in Sá-Carneiro, and it will appear in the balancing between the discovery seduction and the wish of appropriation- innovation – there is a kind of consciousness that takes him, on the one hand, not to waste the legacy that fascinates him and, on the other hand, to move towards some transformation, converting partially or totally, someone else’s significant matter into its own plastic art”. What makes Poe and Sá Carneiro similar, or what they have in common, is the wish to create the absolute triumph of a discursive or semiotic aesthetics, that is, the inventive capacity to create a logos against the established, which installs the disorder for another order. This may cause strangeness and may eventually lead to a scandal for some, and fulfillment for others, as it has happened with Eureka, by the poet of The Raven , as well as with Orpheu 1 e 2, respectively with Indícios de Oiro and Poemas Sem Suporte, by Mário de Sá-Carneiro.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaHilário, Fernando2012-02-17T17:36:38Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2803porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 80-91.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:16Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:51.598320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
title |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
spellingShingle |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro Hilário, Fernando Poe Sá-Carneiro Descoberta Desejo Apropriação-inovação Discovery Desire Appropriation-innovation |
title_short |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
title_full |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
title_fullStr |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
title_full_unstemmed |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
title_sort |
O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro |
author |
Hilário, Fernando |
author_facet |
Hilário, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hilário, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poe Sá-Carneiro Descoberta Desejo Apropriação-inovação Discovery Desire Appropriation-innovation |
topic |
Poe Sá-Carneiro Descoberta Desejo Apropriação-inovação Discovery Desire Appropriation-innovation |
description |
«a “angústia da influência” de Harold Blom parece ser evidente em Sá-Carneiro, e traduzir- -se-á na oscilação entre a sedução da descoberta e o desejo de apropriação-inovação – há como que uma consciência que o leva, por um lado, a não desbaratar o legado que o fascina e, por outro, a inflectir no sentido da transformação, reconvertendo, parcial ou totalmente, a matéria significante de outrem numa plástica sua.» “Essencialmente, o que aproxima Poe e Sá-Carneiro, ou o que entre eles coincide, é o desejo de a obra ser em absoluto o triunfo de uma estética discursiva ou sígnica, isto é, a capacidade inventiva de criar um logos, em ruptura com o instituído, que instale a desordem para uma ordem outra, que cause estranheza, e acabe, eventualmente, por se constituir em escândalo para uns e elevação para outros, como aconteceu com Eureka, do poeta do Corvo, e desde logo em Orpheu 1 e 2, respectivamente, com Indícios de Oiro e Poemas Sem Suporte, de Mário de Sá-Carneiro“. “the “anguish of the influence” from Harold Bloom seems to be evident in Sá-Carneiro, and it will appear in the balancing between the discovery seduction and the wish of appropriation- innovation – there is a kind of consciousness that takes him, on the one hand, not to waste the legacy that fascinates him and, on the other hand, to move towards some transformation, converting partially or totally, someone else’s significant matter into its own plastic art”. What makes Poe and Sá Carneiro similar, or what they have in common, is the wish to create the absolute triumph of a discursive or semiotic aesthetics, that is, the inventive capacity to create a logos against the established, which installs the disorder for another order. This may cause strangeness and may eventually lead to a scandal for some, and fulfillment for others, as it has happened with Eureka, by the poet of The Raven , as well as with Orpheu 1 e 2, respectively with Indícios de Oiro and Poemas Sem Suporte, by Mário de Sá-Carneiro. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2012-02-17T17:36:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2803 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 80-91. 1646-0502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130263603642368 |