O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilário, Fernando
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2803
Resumo: «a “angústia da influência” de Harold Blom parece ser evidente em Sá-Carneiro, e traduzir- -se-á na oscilação entre a sedução da descoberta e o desejo de apropriação-inovação – há como que uma consciência que o leva, por um lado, a não desbaratar o legado que o fascina e, por outro, a inflectir no sentido da transformação, reconvertendo, parcial ou totalmente, a matéria significante de outrem numa plástica sua.» “Essencialmente, o que aproxima Poe e Sá-Carneiro, ou o que entre eles coincide, é o desejo de a obra ser em absoluto o triunfo de uma estética discursiva ou sígnica, isto é, a capacidade inventiva de criar um logos, em ruptura com o instituído, que instale a desordem para uma ordem outra, que cause estranheza, e acabe, eventualmente, por se constituir em escândalo para uns e elevação para outros, como aconteceu com Eureka, do poeta do Corvo, e desde logo em Orpheu 1 e 2, respectivamente, com Indícios de Oiro e Poemas Sem Suporte, de Mário de Sá-Carneiro“. “the “anguish of the influence” from Harold Bloom seems to be evident in Sá-Carneiro, and it will appear in the balancing between the discovery seduction and the wish of appropriation- innovation – there is a kind of consciousness that takes him, on the one hand, not to waste the legacy that fascinates him and, on the other hand, to move towards some transformation, converting partially or totally, someone else’s significant matter into its own plastic art”. What makes Poe and Sá Carneiro similar, or what they have in common, is the wish to create the absolute triumph of a discursive or semiotic aesthetics, that is, the inventive capacity to create a logos against the established, which installs the disorder for another order. This may cause strangeness and may eventually lead to a scandal for some, and fulfillment for others, as it has happened with Eureka, by the poet of The Raven , as well as with Orpheu 1 e 2, respectively with Indícios de Oiro and Poemas Sem Suporte, by Mário de Sá-Carneiro.
id RCAP_a143e459a8b0d8119e6b76ebd0ed943a
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2803
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-CarneiroPoeSá-CarneiroDescobertaDesejoApropriação-inovaçãoDiscoveryDesireAppropriation-innovation«a “angústia da influência” de Harold Blom parece ser evidente em Sá-Carneiro, e traduzir- -se-á na oscilação entre a sedução da descoberta e o desejo de apropriação-inovação – há como que uma consciência que o leva, por um lado, a não desbaratar o legado que o fascina e, por outro, a inflectir no sentido da transformação, reconvertendo, parcial ou totalmente, a matéria significante de outrem numa plástica sua.» “Essencialmente, o que aproxima Poe e Sá-Carneiro, ou o que entre eles coincide, é o desejo de a obra ser em absoluto o triunfo de uma estética discursiva ou sígnica, isto é, a capacidade inventiva de criar um logos, em ruptura com o instituído, que instale a desordem para uma ordem outra, que cause estranheza, e acabe, eventualmente, por se constituir em escândalo para uns e elevação para outros, como aconteceu com Eureka, do poeta do Corvo, e desde logo em Orpheu 1 e 2, respectivamente, com Indícios de Oiro e Poemas Sem Suporte, de Mário de Sá-Carneiro“. “the “anguish of the influence” from Harold Bloom seems to be evident in Sá-Carneiro, and it will appear in the balancing between the discovery seduction and the wish of appropriation- innovation – there is a kind of consciousness that takes him, on the one hand, not to waste the legacy that fascinates him and, on the other hand, to move towards some transformation, converting partially or totally, someone else’s significant matter into its own plastic art”. What makes Poe and Sá Carneiro similar, or what they have in common, is the wish to create the absolute triumph of a discursive or semiotic aesthetics, that is, the inventive capacity to create a logos against the established, which installs the disorder for another order. This may cause strangeness and may eventually lead to a scandal for some, and fulfillment for others, as it has happened with Eureka, by the poet of The Raven , as well as with Orpheu 1 e 2, respectively with Indícios de Oiro and Poemas Sem Suporte, by Mário de Sá-Carneiro.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaHilário, Fernando2012-02-17T17:36:38Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2803porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 80-91.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:16Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:51.598320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
title O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
spellingShingle O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
Hilário, Fernando
Poe
Sá-Carneiro
Descoberta
Desejo
Apropriação-inovação
Discovery
Desire
Appropriation-innovation
title_short O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
title_full O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
title_fullStr O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
title_full_unstemmed O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
title_sort O fantástico de Edgar Poe na poética de Mário de Sá-Carneiro
author Hilário, Fernando
author_facet Hilário, Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilário, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Poe
Sá-Carneiro
Descoberta
Desejo
Apropriação-inovação
Discovery
Desire
Appropriation-innovation
topic Poe
Sá-Carneiro
Descoberta
Desejo
Apropriação-inovação
Discovery
Desire
Appropriation-innovation
description «a “angústia da influência” de Harold Blom parece ser evidente em Sá-Carneiro, e traduzir- -se-á na oscilação entre a sedução da descoberta e o desejo de apropriação-inovação – há como que uma consciência que o leva, por um lado, a não desbaratar o legado que o fascina e, por outro, a inflectir no sentido da transformação, reconvertendo, parcial ou totalmente, a matéria significante de outrem numa plástica sua.» “Essencialmente, o que aproxima Poe e Sá-Carneiro, ou o que entre eles coincide, é o desejo de a obra ser em absoluto o triunfo de uma estética discursiva ou sígnica, isto é, a capacidade inventiva de criar um logos, em ruptura com o instituído, que instale a desordem para uma ordem outra, que cause estranheza, e acabe, eventualmente, por se constituir em escândalo para uns e elevação para outros, como aconteceu com Eureka, do poeta do Corvo, e desde logo em Orpheu 1 e 2, respectivamente, com Indícios de Oiro e Poemas Sem Suporte, de Mário de Sá-Carneiro“. “the “anguish of the influence” from Harold Bloom seems to be evident in Sá-Carneiro, and it will appear in the balancing between the discovery seduction and the wish of appropriation- innovation – there is a kind of consciousness that takes him, on the one hand, not to waste the legacy that fascinates him and, on the other hand, to move towards some transformation, converting partially or totally, someone else’s significant matter into its own plastic art”. What makes Poe and Sá Carneiro similar, or what they have in common, is the wish to create the absolute triumph of a discursive or semiotic aesthetics, that is, the inventive capacity to create a logos against the established, which installs the disorder for another order. This may cause strangeness and may eventually lead to a scandal for some, and fulfillment for others, as it has happened with Eureka, by the poet of The Raven , as well as with Orpheu 1 e 2, respectively with Indícios de Oiro and Poemas Sem Suporte, by Mário de Sá-Carneiro.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2012-02-17T17:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2803
url http://hdl.handle.net/10284/2803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 80-91.
1646-0502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130263603642368