Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Gustavo Daniel Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29092
Resumo: O presente relatório de estágio está divido em duas secções. A primeira aborda a realização do estágio na Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, com o professor cooperante Nuno Mendes ao longo do ano letivo 2018/2019. A segunda parte deste relatório expõe a investigação, realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a utilização de palhetas sintéticas no ensino do saxofone. Inserido na família dos sopros de madeira, o saxofone retém uma série de problemáticas ligadas à sua ferramenta de produção de som, que mais comummente é a palheta feita de cana. Atualmente, as palhetas compostas por materiais sintéticos vêm resolver alguns dos aspetos negativos relacionados com o uso da madeira. Através deste estudo pretendeu-se analisar, usando métodos de gravação e análise de espetro sonoro, para observar os resultados obtidos e acompanhados ao longo de um ano letivo e o progresso de sujeitos de diferentes níveis de educação ao utilizar as palhetas sintéticas no seu quotidiano e em sala de aula; Report of Prática de Ensino Supervisionada realized in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Adequation and Framework of the Use of Synthetic Reeds in Saxophone Teaching Abstract: The present internship report is divided in two sections. The first one addresses the internship done in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, with the cooperating teacher Nuno Mendes during the school year of 2018/2019. The second section of this report exposes the investigation, accomplished during the Prática de Ensino Supervisionada, about the use of synthetic reeds in saxofone teaching. Being in the woodwinds family, the saxophone has some of the problems associated to the use of the wooden reed as a mean of sound production. Currently, synthetic reeds are seen as a solution to some of the negative aspects that come with the use of the wooden reed. This research aims to comparatively evaluate the characteristics of synthetic reeds versus traditional cane reeds, through the use of audio recordings and spectrum analysis of the results obtained during the research period, as well as the progress made by the students while using synthetic reeds in a daily basis.
id RCAP_a14c89e15f0fcfc64245ce48ece456f6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofoneSaxofonePalhetas sintéticasEspectrogramasEnsinoSopros de madeiraSaxophoneSynthetic reedsSpectrogramTeachingWoodwindsO presente relatório de estágio está divido em duas secções. A primeira aborda a realização do estágio na Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, com o professor cooperante Nuno Mendes ao longo do ano letivo 2018/2019. A segunda parte deste relatório expõe a investigação, realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a utilização de palhetas sintéticas no ensino do saxofone. Inserido na família dos sopros de madeira, o saxofone retém uma série de problemáticas ligadas à sua ferramenta de produção de som, que mais comummente é a palheta feita de cana. Atualmente, as palhetas compostas por materiais sintéticos vêm resolver alguns dos aspetos negativos relacionados com o uso da madeira. Através deste estudo pretendeu-se analisar, usando métodos de gravação e análise de espetro sonoro, para observar os resultados obtidos e acompanhados ao longo de um ano letivo e o progresso de sujeitos de diferentes níveis de educação ao utilizar as palhetas sintéticas no seu quotidiano e em sala de aula; Report of Prática de Ensino Supervisionada realized in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Adequation and Framework of the Use of Synthetic Reeds in Saxophone Teaching Abstract: The present internship report is divided in two sections. The first one addresses the internship done in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, with the cooperating teacher Nuno Mendes during the school year of 2018/2019. The second section of this report exposes the investigation, accomplished during the Prática de Ensino Supervisionada, about the use of synthetic reeds in saxofone teaching. Being in the woodwinds family, the saxophone has some of the problems associated to the use of the wooden reed as a mean of sound production. Currently, synthetic reeds are seen as a solution to some of the negative aspects that come with the use of the wooden reed. This research aims to comparatively evaluate the characteristics of synthetic reeds versus traditional cane reeds, through the use of audio recordings and spectrum analysis of the results obtained during the research period, as well as the progress made by the students while using synthetic reeds in a daily basis.Universidade de Évora2021-02-14T23:10:11Z2021-02-142021-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29092http://hdl.handle.net/10174/29092TID:202627268porDepartamento de Músicagustavodpmateus@hotmail.com203Mateus, Gustavo Daniel Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:55.005950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
Mateus, Gustavo Daniel Pedro
Saxofone
Palhetas sintéticas
Espectrogramas
Ensino
Sopros de madeira
Saxophone
Synthetic reeds
Spectrogram
Teaching
Woodwinds
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Adequação e enquadramento do uso de palhetas sintéticas no ensino do saxofone
author Mateus, Gustavo Daniel Pedro
author_facet Mateus, Gustavo Daniel Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Gustavo Daniel Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Saxofone
Palhetas sintéticas
Espectrogramas
Ensino
Sopros de madeira
Saxophone
Synthetic reeds
Spectrogram
Teaching
Woodwinds
topic Saxofone
Palhetas sintéticas
Espectrogramas
Ensino
Sopros de madeira
Saxophone
Synthetic reeds
Spectrogram
Teaching
Woodwinds
description O presente relatório de estágio está divido em duas secções. A primeira aborda a realização do estágio na Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, com o professor cooperante Nuno Mendes ao longo do ano letivo 2018/2019. A segunda parte deste relatório expõe a investigação, realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a utilização de palhetas sintéticas no ensino do saxofone. Inserido na família dos sopros de madeira, o saxofone retém uma série de problemáticas ligadas à sua ferramenta de produção de som, que mais comummente é a palheta feita de cana. Atualmente, as palhetas compostas por materiais sintéticos vêm resolver alguns dos aspetos negativos relacionados com o uso da madeira. Através deste estudo pretendeu-se analisar, usando métodos de gravação e análise de espetro sonoro, para observar os resultados obtidos e acompanhados ao longo de um ano letivo e o progresso de sujeitos de diferentes níveis de educação ao utilizar as palhetas sintéticas no seu quotidiano e em sala de aula; Report of Prática de Ensino Supervisionada realized in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Adequation and Framework of the Use of Synthetic Reeds in Saxophone Teaching Abstract: The present internship report is divided in two sections. The first one addresses the internship done in Escola de Música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, with the cooperating teacher Nuno Mendes during the school year of 2018/2019. The second section of this report exposes the investigation, accomplished during the Prática de Ensino Supervisionada, about the use of synthetic reeds in saxofone teaching. Being in the woodwinds family, the saxophone has some of the problems associated to the use of the wooden reed as a mean of sound production. Currently, synthetic reeds are seen as a solution to some of the negative aspects that come with the use of the wooden reed. This research aims to comparatively evaluate the characteristics of synthetic reeds versus traditional cane reeds, through the use of audio recordings and spectrum analysis of the results obtained during the research period, as well as the progress made by the students while using synthetic reeds in a daily basis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-14T23:10:11Z
2021-02-14
2021-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29092
http://hdl.handle.net/10174/29092
TID:202627268
url http://hdl.handle.net/10174/29092
identifier_str_mv TID:202627268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
gustavodpmateus@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136670690312192