O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakashima, Rosária
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barros, Daniela Melaré Vieira, Amaral, Sergio Ferreira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2133
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem.
id RCAP_a19b4a5f306a1fb1b1d44771ef6937f5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagemEstilos de aprendizagemAtividades pedagógicasLousa digitalO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem.Comitê EditorialRepositório AbertoNakashima, RosáriaBarros, Daniela Melaré VieiraAmaral, Sergio Ferreira do2012-07-20T09:51:12Z2009-102009-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2133porNakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do Amaral - O uso pedagógico da lousa digital associado a Teoria dos Estilos de Aprendizagem. "Revista de Estilos de Aprendizagem" [Em linha]. ISSN 1988-8996. Vol. 4, nº 4 (out. 2009), p. 1-121988-8996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:24Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:40.408331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
title O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
spellingShingle O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
Nakashima, Rosária
Estilos de aprendizagem
Atividades pedagógicas
Lousa digital
title_short O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
title_full O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
title_fullStr O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
title_full_unstemmed O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
title_sort O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
author Nakashima, Rosária
author_facet Nakashima, Rosária
Barros, Daniela Melaré Vieira
Amaral, Sergio Ferreira do
author_role author
author2 Barros, Daniela Melaré Vieira
Amaral, Sergio Ferreira do
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakashima, Rosária
Barros, Daniela Melaré Vieira
Amaral, Sergio Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de aprendizagem
Atividades pedagógicas
Lousa digital
topic Estilos de aprendizagem
Atividades pedagógicas
Lousa digital
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10
2009-10-01T00:00:00Z
2012-07-20T09:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2133
url http://hdl.handle.net/10400.2/2133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do Amaral - O uso pedagógico da lousa digital associado a Teoria dos Estilos de Aprendizagem. "Revista de Estilos de Aprendizagem" [Em linha]. ISSN 1988-8996. Vol. 4, nº 4 (out. 2009), p. 1-12
1988-8996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Comitê Editorial
publisher.none.fl_str_mv Comitê Editorial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004699131904