O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2133 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem. |
id |
RCAP_a19b4a5f306a1fb1b1d44771ef6937f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagemEstilos de aprendizagemAtividades pedagógicasLousa digitalO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem.Comitê EditorialRepositório AbertoNakashima, RosáriaBarros, Daniela Melaré VieiraAmaral, Sergio Ferreira do2012-07-20T09:51:12Z2009-102009-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2133porNakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do Amaral - O uso pedagógico da lousa digital associado a Teoria dos Estilos de Aprendizagem. "Revista de Estilos de Aprendizagem" [Em linha]. ISSN 1988-8996. Vol. 4, nº 4 (out. 2009), p. 1-121988-8996info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:24Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:40.408331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
title |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
spellingShingle |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem Nakashima, Rosária Estilos de aprendizagem Atividades pedagógicas Lousa digital |
title_short |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
title_full |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
title_fullStr |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
title_sort |
O uso pedagógico da lousa digital associado à Teoria dos Estilos de aprendizagem |
author |
Nakashima, Rosária |
author_facet |
Nakashima, Rosária Barros, Daniela Melaré Vieira Amaral, Sergio Ferreira do |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Daniela Melaré Vieira Amaral, Sergio Ferreira do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakashima, Rosária Barros, Daniela Melaré Vieira Amaral, Sergio Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem Atividades pedagógicas Lousa digital |
topic |
Estilos de aprendizagem Atividades pedagógicas Lousa digital |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização da lousa digital, como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem. A lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Os referenciais de Estilos de Aprendizagem utilizados se baseiam nas investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Catalina Alonso, Domingo Gallego, Peter Honey, José Luis García Cué e Daniela Melaré Vieira Barros, que defendem que Estilos de Aprendizagem são os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10 2009-10-01T00:00:00Z 2012-07-20T09:51:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2133 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nakashima, Rosária; Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do Amaral - O uso pedagógico da lousa digital associado a Teoria dos Estilos de Aprendizagem. "Revista de Estilos de Aprendizagem" [Em linha]. ISSN 1988-8996. Vol. 4, nº 4 (out. 2009), p. 1-12 1988-8996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comitê Editorial |
publisher.none.fl_str_mv |
Comitê Editorial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135004699131904 |