O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faneca, Rosa Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31821
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar práticas de escrita colaborativa plurilingue em contexto de educação formal e informal, nomeadamente, com recurso ao kamishibai plurilingue e questionar as suas potencialidades educativas, enquanto ferramenta pedagógica de valorização da escrita colaborativa e de consciencialização da diversidade linguística. O corpus é composto por 16 narrativas plurilingues ilustradas, kamishibais plurilingues, escritas colaborativamente por alunos dos 6 aos 10 anos que participaram na 1.ª edição do concurso nacional kamishibai plurilingue (edição 2018/2019) e as reflexões dos 16 professores/educadores que orientaram a construção do kamishibai plurilingue. Os resultados obtidos mostram que, com a realização do kamishibai plurilingue e do trabalho colaborativo, os alunos descobriram uma nova forma de produzir textos, de ilustrar histórias e de aprender em interação. Além disso, foi possível constatar que, através da escrita e dos diferentes tempos criativos, as crianças desenvolvem a sua competência linguística na língua de escolarização e experimentam a intercompreensão e a alteridade através da descoberta de outras línguas e, assim, outras visões do mundo.
id RCAP_27d1491df5f6edf61cfb9419cd5f4466
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativosAbordagens pluraisSensibilização à diversidade linguísticaEscrita colaborativaKamishibai plurilingueConcurso kamishibai plurilingue PortugalEste texto tem como objetivo analisar práticas de escrita colaborativa plurilingue em contexto de educação formal e informal, nomeadamente, com recurso ao kamishibai plurilingue e questionar as suas potencialidades educativas, enquanto ferramenta pedagógica de valorização da escrita colaborativa e de consciencialização da diversidade linguística. O corpus é composto por 16 narrativas plurilingues ilustradas, kamishibais plurilingues, escritas colaborativamente por alunos dos 6 aos 10 anos que participaram na 1.ª edição do concurso nacional kamishibai plurilingue (edição 2018/2019) e as reflexões dos 16 professores/educadores que orientaram a construção do kamishibai plurilingue. Os resultados obtidos mostram que, com a realização do kamishibai plurilingue e do trabalho colaborativo, os alunos descobriram uma nova forma de produzir textos, de ilustrar histórias e de aprender em interação. Além disso, foi possível constatar que, através da escrita e dos diferentes tempos criativos, as crianças desenvolvem a sua competência linguística na língua de escolarização e experimentam a intercompreensão e a alteridade através da descoberta de outras línguas e, assim, outras visões do mundo.Ce texte vise à analyser les pratiques d’écriture collaborative plurilingue dans des contextes d’éducation formelle et informelle, notamment à travers l’utilisation du kamishibai plurilingue et à questionner son potentiel éducatif en tant qu’outil pédagogique pour valoriser l’écriture collaborative et sensibiliser à la diversité linguistique. Le corpus est composé de 16 narratives plurilingues illustrées, kamishibais plurilingues, rédigées en collaboration par des élèves de 6 à 10 ans ayant participé à la 1ère édition du concours national kamishibai plurilingue (édition 2018/2019) et des réflexions des 16 enseignants/éducateurs qui ont guidé la construction du kamishibai plurilingue. Les résultats montrent qu’avec la réalisation du kamishibai plurilingue et le travail collaboratif, les élèves ont découvert une nouvelle forme de produire des textes, d’illustrer des histoires et d’apprendre en interaction. De plus, nous avons constaté qu’à travers l’écriture et les différentes phases créatives, les enfants développent leurs compétences linguistiques dans la langue de l’école et expérimentent l’intercompréhension et l’altérité en découvrant d’autres langues et donc d’autres visions du monde.This paper aims to analyze plurilingual collaborative writing practices in formal and informal education contexts, particularly through the use of plurilingual kamishibai and discuss its educational potential as a pedagogical tool to enhance collaborative writing and raise awareness of linguistic diversity. The corpus is made up of 16 illustrated plurilingual narratives, plurilingual kamishibais, written collaboratively by students aged from 6 to 10 who participated in the 1st edition of the national plurilingual kamishibai contest (2018/2019 edition) and reflections from the 16 teachers / educators who guided the construction of the plurilingual kamishibai. The results show that within the elaboration of plurilingual kamishibai and collaborative work, students discovered a new way of producing narratives, illustrating stories and learning through interaction. Furthermore, through writing and different creative phases, children develop their linguistic skills in the language of schooling and experience inter-comprehension and otherness by discovering other languages and therefore other worldviews.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)2021-08-13T14:59:10Z2020-06-01T00:00:00Z2020-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31821por1647-358210.34624/id.v12i2.17484Faneca, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:22Zoai:ria.ua.pt:10773/31821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:36.242006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
title O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
spellingShingle O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
Faneca, Rosa Maria
Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Escrita colaborativa
Kamishibai plurilingue
Concurso kamishibai plurilingue Portugal
title_short O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
title_full O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
title_fullStr O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
title_full_unstemmed O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
title_sort O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
author Faneca, Rosa Maria
author_facet Faneca, Rosa Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faneca, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Escrita colaborativa
Kamishibai plurilingue
Concurso kamishibai plurilingue Portugal
topic Abordagens plurais
Sensibilização à diversidade linguística
Escrita colaborativa
Kamishibai plurilingue
Concurso kamishibai plurilingue Portugal
description Este texto tem como objetivo analisar práticas de escrita colaborativa plurilingue em contexto de educação formal e informal, nomeadamente, com recurso ao kamishibai plurilingue e questionar as suas potencialidades educativas, enquanto ferramenta pedagógica de valorização da escrita colaborativa e de consciencialização da diversidade linguística. O corpus é composto por 16 narrativas plurilingues ilustradas, kamishibais plurilingues, escritas colaborativamente por alunos dos 6 aos 10 anos que participaram na 1.ª edição do concurso nacional kamishibai plurilingue (edição 2018/2019) e as reflexões dos 16 professores/educadores que orientaram a construção do kamishibai plurilingue. Os resultados obtidos mostram que, com a realização do kamishibai plurilingue e do trabalho colaborativo, os alunos descobriram uma nova forma de produzir textos, de ilustrar histórias e de aprender em interação. Além disso, foi possível constatar que, através da escrita e dos diferentes tempos criativos, as crianças desenvolvem a sua competência linguística na língua de escolarização e experimentam a intercompreensão e a alteridade através da descoberta de outras línguas e, assim, outras visões do mundo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01T00:00:00Z
2020-06
2021-08-13T14:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31821
url http://hdl.handle.net/10773/31821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v12i2.17484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137691752726528