O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cerdeira, Luisa, Cabrito, Belmiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50499
Resumo: A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
id RCAP_a1b8c547ad6b064b10c5db07825985b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/50499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário portuguêsFormação docenteDidática da economiaJogos didáticosAprendizagemMotivaçãoA investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.Repositório da Universidade de LisboaMucharreira, Pedro RibeiroCerdeira, LuisaCabrito, Belmiro2021-12-21T15:57:00Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50499porMucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2021). O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111913-111926.2525-8761https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-128info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:54.774623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
title O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
spellingShingle O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Formação docente
Didática da economia
Jogos didáticos
Aprendizagem
Motivação
title_short O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
title_full O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
title_fullStr O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
title_full_unstemmed O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
title_sort O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luisa
Cabrito, Belmiro
author_role author
author2 Cerdeira, Luisa
Cabrito, Belmiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luisa
Cabrito, Belmiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Didática da economia
Jogos didáticos
Aprendizagem
Motivação
topic Formação docente
Didática da economia
Jogos didáticos
Aprendizagem
Motivação
description A investigação proposta situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas pode contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados parciais resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território português. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação, através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T15:57:00Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/50499
url http://hdl.handle.net/10451/50499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2021). O papel dos jogos didáticos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário português. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111913-111926.
2525-8761
https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134568520876032