O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cabrito, Belmiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26612
Resumo: O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.
id RCAP_7c4a3b5b59a9849676d81e1cb36a5b1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de casoAprendizagemDidática da economiaJogos didáticos e de simulaçãoMotivaçãoO presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaRepositório da Universidade de LisboaMucharreira, Pedro RibeiroCabrito, Belmiro2017-02-21T15:27:30Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26612porMucharreira, P. R. & Cabrito, B. (2016). O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso. Práxis Educacional, 12(22), 197-221.2178-2679info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:15:36ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
spellingShingle O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Aprendizagem
Didática da economia
Jogos didáticos e de simulação
Motivação
title_short O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_full O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_fullStr O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_full_unstemmed O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_sort O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro
author_role author
author2 Cabrito, Belmiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Didática da economia
Jogos didáticos e de simulação
Motivação
topic Aprendizagem
Didática da economia
Jogos didáticos e de simulação
Motivação
description O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-21T15:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26612
url http://hdl.handle.net/10451/26612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mucharreira, P. R. & Cabrito, B. (2016). O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso. Práxis Educacional, 12(22), 197-221.
2178-2679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303315823984640