O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cabrito, Belmiro Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890
Resumo: O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.
id UESB-7_d7052b7f7c24746c74e3516a6c3738ab
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/890
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de casoAprendizagemDidáticaEconomiaJogos de managementMotivaçãoO presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.Edições UESB2015-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-2212178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890/757Mucharreira, Pedro RibeiroCabrito, Belmiro Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/890Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
spellingShingle O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Aprendizagem
Didática
Economia
Jogos de management
Motivação
title_short O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_full O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_fullStr O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_full_unstemmed O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
title_sort O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro Gil
author_role author
author2 Cabrito, Belmiro Gil
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Didática
Economia
Jogos de management
Motivação
topic Aprendizagem
Didática
Economia
Jogos de management
Motivação
description O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890/757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813716422656