O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890 |
Resumo: | O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior. |
id |
UESB-7_d7052b7f7c24746c74e3516a6c3738ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/890 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de casoAprendizagemDidáticaEconomiaJogos de managementMotivaçãoO presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.Edições UESB2015-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-2212178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890/757Mucharreira, Pedro RibeiroCabrito, Belmiro Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/890Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
title |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
spellingShingle |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso Mucharreira, Pedro Ribeiro Aprendizagem Didática Economia Jogos de management Motivação |
title_short |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
title_full |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
title_fullStr |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
title_sort |
O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso |
author |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_facet |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Cabrito, Belmiro Gil |
author_role |
author |
author2 |
Cabrito, Belmiro Gil |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Cabrito, Belmiro Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Didática Economia Jogos de management Motivação |
topic |
Aprendizagem Didática Economia Jogos de management Motivação |
description |
O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890/757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 197-221 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813716422656 |