O modo como o CRM aplicado na administração pública influencia o cidadão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21625 |
Resumo: | A CRM (Customer Relationship Management) tem sido caracterizado como sendo um conceito muito abrangente, este é um conceito que permite ao setor privado iniciar, manter, e até melhorar, a relação que existe entre o cliente e a instituição em causa, esta preocupação com o cliente também irá tornar os clientes mais fiéis, tornando-se, automaticamente, mais rentáveis, dado que a preocupação e a atenção que é investida com eles aumenta. Resumidamente, esta é uma ferramenta tecnológica que serve para aumentar e melhorar as relações que existem com os consumidores. Nos últimos anos, foram várias as empresas que investiram na tecnologia de CRM, mas as pesquisas que têm sido desenvolvidas, essencialmente pelo setor privado, demonstram resultados diferentes, em que há um aumento do interesse da aplicação de CRM no setor público. No setor público, também existe a preocupação com a gestão da relação para com o cidadão, e com as mudanças que se têm feito sentir nos últimos tempos, tanto a nível organizacional na administração pública, mas principalmente a nível da relação que existe entre os cidadãos e o governo, é notória a necessidade de atenção que é preciso demonstrar, e por isso, é que a CRM pode ser uma ferramenta muito importante para o setor público. Ao longo deste artigo, irão ser abordadas as descobertas que têm sido feitas a nível de CRM no setor privado, fazendo sempre uma comparação a como estas poderiam ser aplicadas no setor público e as mais-valias que iriam trazer, o principal objetivo do artigo é prever como estas descobertas poderão ser aplicadas num futuro próximo, e para isso, a principal metodologia utilizada é a análise de diferentes artigos encontrados na internet. |
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O modo como o CRM aplicado na administração pública influencia o cidadãoCRMSetor públicoRelaçãoCidadãoPublic sectorRelationshipCitizenGestãoA CRM (Customer Relationship Management) tem sido caracterizado como sendo um conceito muito abrangente, este é um conceito que permite ao setor privado iniciar, manter, e até melhorar, a relação que existe entre o cliente e a instituição em causa, esta preocupação com o cliente também irá tornar os clientes mais fiéis, tornando-se, automaticamente, mais rentáveis, dado que a preocupação e a atenção que é investida com eles aumenta. Resumidamente, esta é uma ferramenta tecnológica que serve para aumentar e melhorar as relações que existem com os consumidores. Nos últimos anos, foram várias as empresas que investiram na tecnologia de CRM, mas as pesquisas que têm sido desenvolvidas, essencialmente pelo setor privado, demonstram resultados diferentes, em que há um aumento do interesse da aplicação de CRM no setor público. No setor público, também existe a preocupação com a gestão da relação para com o cidadão, e com as mudanças que se têm feito sentir nos últimos tempos, tanto a nível organizacional na administração pública, mas principalmente a nível da relação que existe entre os cidadãos e o governo, é notória a necessidade de atenção que é preciso demonstrar, e por isso, é que a CRM pode ser uma ferramenta muito importante para o setor público. Ao longo deste artigo, irão ser abordadas as descobertas que têm sido feitas a nível de CRM no setor privado, fazendo sempre uma comparação a como estas poderiam ser aplicadas no setor público e as mais-valias que iriam trazer, o principal objetivo do artigo é prever como estas descobertas poderão ser aplicadas num futuro próximo, e para isso, a principal metodologia utilizada é a análise de diferentes artigos encontrados na internet.CRM (Customer Relationship Management) has been characterized as being a very comprehensive concept, this is a concept that allows the private sector to initiate, maintain, and even improve, the relationship that exists between the customer and the institution concerned, this concern with the customer will also make customers more loyal, automatically becoming more profitable, as the concern and attention that is invested with them increases. In short, this is a technological tool that serves to increase and improve the relationships that exist with consumers. In recent years, several companies have invested in CRM technology, but the research that has been developed, essentially by the private sector, shows different results, in which there is an increased interest in the application of CRM in the public sector. In the public sector, there is also a concern with managing the relationship with the citizen, and with the changes that have been felt in recent times, both at the organizational level in public administration, but mainly at the level of the relationship that exists between citizens. and the government, there is a clear need for attention that needs to be demonstrated, and that is why CRM can be a very important tool for the public sector. Throughout this article, the discoveries that have been made at the level of CRM in the private sector will be addressed, always making a purchase to how they could be applied in the public sector and the added value that they would bring, the main objective of the article is predict how these discoveries could be applied in the near future, and for that, the main methodology used is the analysis of different articles found on the internet.Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Inês Guimarães2023-01-18T09:56:13Z2021-12-022021-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21625TID:203176065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:40.626244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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