A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sara Raquel Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26282
Resumo: A maximização dos recursos humanos de uma organização exige um vasto conjunto de políticas de gestão nas quais dirigentes e demais funcionários nunca deixem de trabalhar na sua evolução e enriquecimento profissional e pessoal. É neste contexto que a formação profissional se destaca como uma ferramenta basilar para dar resposta aos desafios constantes da vida de um profissional. O presente relatório de estágio permite-nos perceber de que modo é utilizada esta ferramenta no contexto da Administração Pública Portuguesa e compreender em parte a sua influência nos colaboradores autárquicos. Esta investigação parte de um estágio curricular desenvolvido na Câmara Municipal de Vila Real e tem como objetivo principal pôr em evidência a realidade vivida pelos funcionários do município no âmbito da formação profissional, procurando perceber a importância dada por estes à formação profissional, determinar o nível de satisfação relativamente as ações de formação realizadas até ao momento e esclarecer também a pertinência das mesmas no contexto laboral. Este estudo exploratório tem com principais metodologias a formulação de variadas hipóteses pertinentes ao tema que foram exploradas por meio de questionários aplicados a uma amostra aleatória simples de colaboradores.
id RCAP_a1cb94eb796665c80d840a7dbde55457
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicosFormaçãoFormação profissionalAnálise de necessidadesAdministração públicaPlano de formaçãoGestão de recursos humanosA maximização dos recursos humanos de uma organização exige um vasto conjunto de políticas de gestão nas quais dirigentes e demais funcionários nunca deixem de trabalhar na sua evolução e enriquecimento profissional e pessoal. É neste contexto que a formação profissional se destaca como uma ferramenta basilar para dar resposta aos desafios constantes da vida de um profissional. O presente relatório de estágio permite-nos perceber de que modo é utilizada esta ferramenta no contexto da Administração Pública Portuguesa e compreender em parte a sua influência nos colaboradores autárquicos. Esta investigação parte de um estágio curricular desenvolvido na Câmara Municipal de Vila Real e tem como objetivo principal pôr em evidência a realidade vivida pelos funcionários do município no âmbito da formação profissional, procurando perceber a importância dada por estes à formação profissional, determinar o nível de satisfação relativamente as ações de formação realizadas até ao momento e esclarecer também a pertinência das mesmas no contexto laboral. Este estudo exploratório tem com principais metodologias a formulação de variadas hipóteses pertinentes ao tema que foram exploradas por meio de questionários aplicados a uma amostra aleatória simples de colaboradores.Maximizing the human resources (HR) of an organization’s requires a vast set of management policies in which leaders or managers and the rest of the staff never cease to work into their own evolution and improvement, either professionally or personally. It is in this context that the professional qualification assumes especial relevance as a basic tool to give the proper answer to the constant challenges of a professional life. This research allows us to understand how this tool is used in the Portuguese Public Administration as well as its influence on the autarchic collaborators. This research is part of the curricular internship in the Municipality of Vila Real (Town Hall), and has as its primary objective the intention of putting in evidence the reality lived by the staff working there, within the scope of professional training in order to understand to understand the importance that themselves attribute to this type of training, to determine the level of satisfaction with this, and also to clarify on its relevance in the labor context. Methodologically, this exploration study lays mostly on the formulation of numerous hypothesis relevant to the main objective, applying questionnaries to a simple and alleatory sample of the collaborators of this institutions.2019-07-11T10:57:33Z2018-12-19T00:00:00Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26282TID:202241416porMonteiro, Sara Raquel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:54Zoai:ria.ua.pt:10773/26282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:19.161626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
title A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
spellingShingle A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
Monteiro, Sara Raquel Martins
Formação
Formação profissional
Análise de necessidades
Administração pública
Plano de formação
Gestão de recursos humanos
title_short A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
title_full A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
title_fullStr A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
title_full_unstemmed A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
title_sort A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
author Monteiro, Sara Raquel Martins
author_facet Monteiro, Sara Raquel Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sara Raquel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Formação profissional
Análise de necessidades
Administração pública
Plano de formação
Gestão de recursos humanos
topic Formação
Formação profissional
Análise de necessidades
Administração pública
Plano de formação
Gestão de recursos humanos
description A maximização dos recursos humanos de uma organização exige um vasto conjunto de políticas de gestão nas quais dirigentes e demais funcionários nunca deixem de trabalhar na sua evolução e enriquecimento profissional e pessoal. É neste contexto que a formação profissional se destaca como uma ferramenta basilar para dar resposta aos desafios constantes da vida de um profissional. O presente relatório de estágio permite-nos perceber de que modo é utilizada esta ferramenta no contexto da Administração Pública Portuguesa e compreender em parte a sua influência nos colaboradores autárquicos. Esta investigação parte de um estágio curricular desenvolvido na Câmara Municipal de Vila Real e tem como objetivo principal pôr em evidência a realidade vivida pelos funcionários do município no âmbito da formação profissional, procurando perceber a importância dada por estes à formação profissional, determinar o nível de satisfação relativamente as ações de formação realizadas até ao momento e esclarecer também a pertinência das mesmas no contexto laboral. Este estudo exploratório tem com principais metodologias a formulação de variadas hipóteses pertinentes ao tema que foram exploradas por meio de questionários aplicados a uma amostra aleatória simples de colaboradores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19T00:00:00Z
2018-12-19
2019-07-11T10:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26282
TID:202241416
url http://hdl.handle.net/10773/26282
identifier_str_mv TID:202241416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137647340290048