A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26282 |
Resumo: | A maximização dos recursos humanos de uma organização exige um vasto conjunto de políticas de gestão nas quais dirigentes e demais funcionários nunca deixem de trabalhar na sua evolução e enriquecimento profissional e pessoal. É neste contexto que a formação profissional se destaca como uma ferramenta basilar para dar resposta aos desafios constantes da vida de um profissional. O presente relatório de estágio permite-nos perceber de que modo é utilizada esta ferramenta no contexto da Administração Pública Portuguesa e compreender em parte a sua influência nos colaboradores autárquicos. Esta investigação parte de um estágio curricular desenvolvido na Câmara Municipal de Vila Real e tem como objetivo principal pôr em evidência a realidade vivida pelos funcionários do município no âmbito da formação profissional, procurando perceber a importância dada por estes à formação profissional, determinar o nível de satisfação relativamente as ações de formação realizadas até ao momento e esclarecer também a pertinência das mesmas no contexto laboral. Este estudo exploratório tem com principais metodologias a formulação de variadas hipóteses pertinentes ao tema que foram exploradas por meio de questionários aplicados a uma amostra aleatória simples de colaboradores. |
id |
RCAP_a1cb94eb796665c80d840a7dbde55457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicosFormaçãoFormação profissionalAnálise de necessidadesAdministração públicaPlano de formaçãoGestão de recursos humanosA maximização dos recursos humanos de uma organização exige um vasto conjunto de políticas de gestão nas quais dirigentes e demais funcionários nunca deixem de trabalhar na sua evolução e enriquecimento profissional e pessoal. É neste contexto que a formação profissional se destaca como uma ferramenta basilar para dar resposta aos desafios constantes da vida de um profissional. O presente relatório de estágio permite-nos perceber de que modo é utilizada esta ferramenta no contexto da Administração Pública Portuguesa e compreender em parte a sua influência nos colaboradores autárquicos. Esta investigação parte de um estágio curricular desenvolvido na Câmara Municipal de Vila Real e tem como objetivo principal pôr em evidência a realidade vivida pelos funcionários do município no âmbito da formação profissional, procurando perceber a importância dada por estes à formação profissional, determinar o nível de satisfação relativamente as ações de formação realizadas até ao momento e esclarecer também a pertinência das mesmas no contexto laboral. Este estudo exploratório tem com principais metodologias a formulação de variadas hipóteses pertinentes ao tema que foram exploradas por meio de questionários aplicados a uma amostra aleatória simples de colaboradores.Maximizing the human resources (HR) of an organization’s requires a vast set of management policies in which leaders or managers and the rest of the staff never cease to work into their own evolution and improvement, either professionally or personally. It is in this context that the professional qualification assumes especial relevance as a basic tool to give the proper answer to the constant challenges of a professional life. This research allows us to understand how this tool is used in the Portuguese Public Administration as well as its influence on the autarchic collaborators. This research is part of the curricular internship in the Municipality of Vila Real (Town Hall), and has as its primary objective the intention of putting in evidence the reality lived by the staff working there, within the scope of professional training in order to understand to understand the importance that themselves attribute to this type of training, to determine the level of satisfaction with this, and also to clarify on its relevance in the labor context. Methodologically, this exploration study lays mostly on the formulation of numerous hypothesis relevant to the main objective, applying questionnaries to a simple and alleatory sample of the collaborators of this institutions.2019-07-11T10:57:33Z2018-12-19T00:00:00Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26282TID:202241416porMonteiro, Sara Raquel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:54Zoai:ria.ua.pt:10773/26282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:19.161626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
title |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
spellingShingle |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos Monteiro, Sara Raquel Martins Formação Formação profissional Análise de necessidades Administração pública Plano de formação Gestão de recursos humanos |
title_short |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
title_full |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
title_fullStr |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
title_full_unstemmed |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
title_sort |
A formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos |
author |
Monteiro, Sara Raquel Martins |
author_facet |
Monteiro, Sara Raquel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Sara Raquel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Formação profissional Análise de necessidades Administração pública Plano de formação Gestão de recursos humanos |
topic |
Formação Formação profissional Análise de necessidades Administração pública Plano de formação Gestão de recursos humanos |
description |
A maximização dos recursos humanos de uma organização exige um vasto conjunto de políticas de gestão nas quais dirigentes e demais funcionários nunca deixem de trabalhar na sua evolução e enriquecimento profissional e pessoal. É neste contexto que a formação profissional se destaca como uma ferramenta basilar para dar resposta aos desafios constantes da vida de um profissional. O presente relatório de estágio permite-nos perceber de que modo é utilizada esta ferramenta no contexto da Administração Pública Portuguesa e compreender em parte a sua influência nos colaboradores autárquicos. Esta investigação parte de um estágio curricular desenvolvido na Câmara Municipal de Vila Real e tem como objetivo principal pôr em evidência a realidade vivida pelos funcionários do município no âmbito da formação profissional, procurando perceber a importância dada por estes à formação profissional, determinar o nível de satisfação relativamente as ações de formação realizadas até ao momento e esclarecer também a pertinência das mesmas no contexto laboral. Este estudo exploratório tem com principais metodologias a formulação de variadas hipóteses pertinentes ao tema que foram exploradas por meio de questionários aplicados a uma amostra aleatória simples de colaboradores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19T00:00:00Z 2018-12-19 2019-07-11T10:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26282 TID:202241416 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26282 |
identifier_str_mv |
TID:202241416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137647340290048 |