Da geometria descritiva à criação artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39459 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_a1ed4324d3f2204eb3985ff8e5afec85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da geometria descritiva à criação artísticaInterdisciplinaridadeGeometria descritivaDesenhoCriatividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Da Geometria Descritiva à Criação Artística, é o título do Relatório resultante da implementação de uma unidade didática, com os alunos do 10.º ano do Curso Científico- Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária de Caneças, concelho de Odivelas. Este relatório foi desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa. Este relatório da prática de ensino supervisionada tem como objetivo principal compreender de que forma os recursos didáticos tridimensionais, utilizados no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva, podem potenciar a capacidade de conceptualização e visualização espacial para a produção de objetos artísticos. Para averiguar esta relação, procedeu-se a uma investigação-ação apoiada no estudo de casos. Foram selecionados três alunos da turma do 10.º ano com um desempenho insuficiente a Geometria Descritiva: um com bom desempenho a Desenho A; outro com um desempenho médio; e outro insuficiente. Estes três alunos foram acompanhados na disciplina de Geometria descritiva A e na disciplina de Desenho A, fazendo-se recolha de dados e observação. O foco deste estudo foi o de desenvolver a interdisciplinaridade entre Geometria Descritiva A e Desenho A, com o objetivo de apoiar a competência artística individual. Deste modo, este estudo culminou num trabalho artístico final desenvolvido nas duas disciplinas, para o qual cada aluno teve que recorrer aos conhecimentos adquiridos nas duas disciplinas, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade.From Descriptive Geometry to Creativity is the title of this Educational Project. That was developed at the Secondary School of Caneças in the Odivelas Municipality, with the students of the 10th grade of the Scientific-Humanistic course of Visual Arts. This Educational Project was developed inside of the context of the Supervised Teaching Practice Master's Degree in Visual Arts Education. The main objective of this report of the Supervised Teaching Practice was to understand in which ways the three-dimensional didactic resources used in the discipline of Descriptive Geometry can enhance the ability in students to spatial visualization and conceptualization for producing artistic objects. To investigate this relationship, it was developed an investigation action supported in various case studies. Were selected three students from the 10th grade class of the Scientific-Humanistic course of Visual Arts of the Secondary School of Caneças, with insufficient results at Descriptive Geometry. However, one of these three students had a good result at the Drawing A discipline, another student had a medium result and the other student had an insufficient result. These three students were accompanied at Descriptive Geometry A and Drawing A classes performing a collection of data and observation. The focus of this study was to develop interdisciplinarity between Descriptive Geometry A and Drawing A with the goal to support individual artistic competences. This way, this study had resulted in a final artistic work developed in both disciplines, for which each student had to use the knowledge acquired in both disciplines.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaMacedo, Carla Sofia Lopes, 1980-2019-09-10T10:57:23Z20192019-02-252019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39459TID:202300153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:21.679990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da geometria descritiva à criação artística |
title |
Da geometria descritiva à criação artística |
spellingShingle |
Da geometria descritiva à criação artística Macedo, Carla Sofia Lopes, 1980- Interdisciplinaridade Geometria descritiva Desenho Criatividade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da geometria descritiva à criação artística |
title_full |
Da geometria descritiva à criação artística |
title_fullStr |
Da geometria descritiva à criação artística |
title_full_unstemmed |
Da geometria descritiva à criação artística |
title_sort |
Da geometria descritiva à criação artística |
author |
Macedo, Carla Sofia Lopes, 1980- |
author_facet |
Macedo, Carla Sofia Lopes, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Carla Sofia Lopes, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Geometria descritiva Desenho Criatividade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Interdisciplinaridade Geometria descritiva Desenho Criatividade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10T10:57:23Z 2019 2019-02-25 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39459 TID:202300153 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39459 |
identifier_str_mv |
TID:202300153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134471546470400 |